Prefeitura interdita restaurantes que desrespeitaram as medidas no final de semana


- Por: Redação 007

Prefeitura interdita restaurantes que desrespeitaram as medidas no final de semana

Em decorrência dos abusos cometidos nas noites da sexta-feira (22) e sábado (23), a prefeitura Municipal de Foz optou por interditar temporariamente as atividades dos restaurantes no centro da cidade, responsáveis por receber centenas de clientes no chamado “eixo de bares e gastronomia” . A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (25) depois de uma análise apurada dos fatos. Vários estabelecimentos já foram interditados, incluisve. 

Ao longo do final de semana, vídeos foram largamente divulgados nas redes sociais, chamando a atenção da população e gerando um número considerável de reclamações nos setores de fiscalização do município. A quantidade de reclamações foi grande, a começar pelas pessoas que cumprem as regras de distanciamento e colaboram com a entidades de Saúde, no combate ao Covid-19. 

As imagens apontam mesas próximas umas das outras; vai e vem intenso de pessoas disputando as acomodações de um restaurante, bem como nítidas aglomerações, o que contraria as medidas assinadas em Termo de Responsabilidade, documento apresentado para flexibilizar as regras na cidade. Houve uma gritante quebra das medidas sanitárias. 

Na live que é apresentada todos os dias pelos profissionais da área de Saúde, os profissionais que fizeram a apresentação desta segunda-feira (25), abordaram a exposição expressiva por parte dos jovens, faixa que é mais afetada pela doença na cidade. Há mais de 50 casos positivos de pessoas com idade menor que 39 anos. 

Foz supera os 100 casos de Coronavírus

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou na segunda-feira (25) cinco novos casos da COVID-19, totalizando 102 casos da doença no município. 
Os cinco casos detectados pelo exame RT-PCR são de 5 mulheres, de 19, 33, 53, 54  e 69 anos de idade. 

As mulheres de 19 e 69 anos não apresentaram histórico de deslocamentos e nem contato com caso confirmado da doença, portanto são casos classificados como transmissão comunitária. Elas procuraram atendimento na Triagem do COVID-19 do Hospital Municipal, onde fizeram a coleta para os exames. Por apresentarem somente sintomas leves, permanecem em isolamento domiciliar.

As mulheres de 33, 53 e 54 anos foram orientadas pela Vigilância Epidemiológica a procurarem atendimento por apresentarem históricos de contato próximo com casos confirmados da doença. Elas foram atendidas na Triagem Covid do Hospital Municipal e permanecem em isolamento domiciliar. Estes casos foram classificados como transmissão local.

A Vigilância Epidemiológica monitora todos os casos confirmados e contatos próximos dos pacientes, a fim de evitar a disseminação da doença. 
Dos 102 casos confirmados, 79 já estão recuperados, 16 estão em isolamento domiciliar, 4 pessoas estão internadas e o município também contabiliza 3 óbitos.

Clique aqui para ver o Boletim atualizado
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas