Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu intensifica fiscalização no comércio


- Por: Redação 1

Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu intensifica fiscalização no comércio
Ações de fiscalização foram intensificadas em estabelecimentos comerciais de Santa Terezinha de Itaipu

A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu segue com as ações de fiscalização das medidas de prevenção à COVID-19 nos estabelecimentos comerciais do Município, a fim de garantir o cumprimento das determinações previstas em decreto. A intensificação da força tarefa composta pelosfiscais de obras e posturas, fazendários e sanitaristas se deve ao avanço dos casos de coronavírus no Oeste do Estado que abrange Santa Terezinha de Itaipu.

Nesta sexta-feira, 26, as vistorias aconteceram em supermercados, lojas, postos de combustíveis, bares, restaurantes, mercearias, bancos, academias, distribuidores de bebidas, fábricas e indústrias. Ao todo, foram fiscalizados 30 estabelecimentos comerciais, sendo que em dois supermercados foi constatada a falta de sinalização para manter o distanciamento. Essas empresas foram notificadas para regularizar a situação. As ações de fiscalização serão mantidas inclusive aos sábados, domingos e feriados, incluindo o período noturno. 

O empresário do ramo de vestuário, André Luiz Biff, avaliou a ação como positiva. “Com a retomada das atividades sabemos da importância da fiscalização, que garante a nossa saúde e também dos nossos clientes. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa. As ações de divulgação das medidas também têm feito toda diferença para nós do comércio. O que podemos dizer é que estamos sendo muito bem assistidos”.  

Para a subgerente de um posto de combustíveis, Renata Porto, desde o início da pandemia o prefeito Cláudio tem pensando na população. “Todas as medidas adotadas no combate ao coronavírus vem de encontro com saúde e bem-estar de toda população. Felizmente, podemos contar com uma administração que se preocupa com seus munícipes”, acrescentou. 

Para o presidente da Acisti (Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu), Alexandre Pereira, o momento pede cautela e a compreensão de todos. “Com o registro do aumento de casos em nosso município devemos priorizar a saúde e a vida da nossa população e para isso, precisamos respeitar às recomendações e protocolos de enfrentamento da pandemia. O momento é de cautela. A Acisti apoia as recomendações e reforça que com apoio e união de todos, seremos capazes de enfrentar a crise tanto de saúde quanto econômica, com a certeza de vencermos esses obstáculos como sociedade, resultando em uma comunidade ainda mais forte”, disse. 

O prefeito Cláudio Eberhard pontuou que 95% dos comerciantes estão contribuindo com as medidas de enfretamento a pandemia, por esse motivo em 
Santa Terezinha de Itaipu, pelo menos por enquanto, não vai ocorrer o lockdown.Mas população também precisa fazer sua parte. “Somente com a consciência individual vamos atingir a coletividade. Com isso, peço novamente para todos que façam o uso da máscara, só saiam de casa em caso de extrema necessidade e evitem aglomerações”, disse o chefe do Poder Executivo. 

Fiscalização - Desde fevereiro, a fiscalização vem atuandono Município.Com o aumento dos casos de COVID-19, os serviços ganharam reforço. De acordo com o último boletim epidemiológico coronavírus divulgado nesta sexta-feira, 26, Santa Terezinha contabiliza 73 casos confirmados, 252 descartados, 34 recuperados e nenhum óbito. 

Penalidades – O descumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus implicam em multa de até R$ 3.862,00 (três mil oitocentos e sessenta e dois reais), podendo resultar ainda na cassação do alvará de funcionamento e lacração do estabelecimento. 

 DC STI 
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas