Prefeito de Foz quer ação conjunta com Ciudad del Este para enfrentar a covid-19


- Por: Redação 1

Prefeito de Foz quer ação conjunta com Ciudad del Este para enfrentar a covid-19
Chico Brasileiro e a presidente do Codeleste Linda Taigen conversaram sobre parceria no combate a covid

O prefeito Chico Brasileiro foi destaque na edição da última sexta-feira, 30, do jornal paraguaio "La Nacion", ao defender ações conjuntas com Ciudad del Este, no combate à covid-19. O diário reporta o encontro do prefeito com a presidente do Codeleste, Linda Taigen. Chico Brasileiro reafirma a preocupação com o aumento de casos da doença na fronteira entre os dois países caso medidas mais específicas não sejam tomadas, o que pode implicar um dano ainda maior para as duas cidades.
A questão foi levantada pelo prefeito com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Leste. Brasileiro marcou o encontrou para troca de dados sobre a situação atual na fronteira nas áreas de saúde, comércio e segurança.
Conforme Linda Taigen, "a autoridade brasileira comentou a intenção de fortalecer o grupo de trabalho formado por técnicos de vigilância sanitária e autoridades sanitárias dos dois países para coordenar as ações conjuntas, como vem sendo realizado desde o início da pandemia".
Com 284,4 mil casos e 6.668 óbitos, o Paraguai determinou novas restrições sanitárias devido ao aumento de casos de covid, como a proibição de circulação à noite e de madrugada.  As medidas, estipuladas em decreto presidencial, vão durar até o dia 10 de maio e também incluem regulamentos para atividades comerciais, de lazer, sociais e educacionais nas principais cidades do país, entre elas, Ciudad del Este.
Estima-se que 100 mil brasileiros moram no departamento de Alto Paraná e parte considerável deles procura atendimento na rede municipal de saúde de Foz do Iguaçu.

AMN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas