Prazo para regularizar cadastro da reserva militar termina no dia 31


- Por: Redação 1

Prazo para regularizar cadastro da reserva militar termina no dia 31
As apresentações anuais obrigatórias devem estar anotadas no Certificado de Reservista

Jovens que serviram à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos devem atualizar seus dados junto às Forças Armadas. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) realizado anualmente. 
O prazo para a atualização presencial dos dados foi encerrado no dia 16 de dezembro, mas é possível realizar o EXAR através da internet até o dia 31 de janeiro. Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.mar.mil.br/exar. No caso do Exército e dos reservistas da Aeronáutica, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br.
Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período, poderá fazê-la posteriormente em qualquer época do ano em um quartel das Forças Armadas, para isso basta estar em posse do documento de situação militar. Nestes casos, porém,  será cobrada uma multa prevista em legislação.
A convocaçãotem por objetivo avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização, atualizar dados, cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva e consolidar os laços de solidariedade e parceria entre o pessoal da ativa e da reserva.
Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, o EXAR é obrigatório para todos os oficiais e praças que prestaram o serviço no período de 1° dezembro de 2014 até 30 de novembro 2019, assim como para portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em “situação especial”, oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente, aspirantes a oficial R/2 concludentes de OFOR licenciados nos últimos cinco anos, e reservistas de 1ª e 2ª categorias.
Os de 1ª categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de 2ª, são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em tiros de guerra. As apresentações anuais obrigatórias devem estar anotadas no Certificado de Reservista, documento que constitui prova de que o ex-militar está em dia com suas obrigações. 

Da redação
Foto: arquivo GDia 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas