Polícia Civil em Foz implanta sistema de flagrantes por videoconferência


- Por: Reciel Rocha

Polícia Civil em Foz implanta sistema de flagrantes por videoconferência
De agora em diante, o trabalho será realizado por uma equipe de plantonistas na subdivisão policial

A Polícia Civil (PC) em Foz do Iguaçu passou a realizar os flagrantes por videoconferência. O novo sistema emprega tecnologia e inovação, trazendo mais eficiência ao trabalho policial, além de otimizar os recursos humanos.
Os resultados impactam tanto a PC, com a liberação de policiais civis para se dedicarem às atividades de investigação, quanto às demais forças de segurança, pois o tempo de permanência dos agentes nas delegacias para conclusão dos procedimentos de flagrantes é reduzido consideravelmente.
De agora em diante, o trabalho será realizado por uma equipe de plantonistas na subdivisão policial. Um delegado e um escrivão são escalados para fazer o plantão diário. Na outra ponta, as equipes trabalham por videoconferência com os investigadores plantonistas, que estão nas delegacias. Todo procedimento é gravado, garantindo rito normal ao auto de prisão em flagrante.
Os benefícios vão além do trabalho da Polícia Civil, já que o Poder Judiciário e o Ministério Público têm acesso on-line e imediato ao material. Isso contribui com a qualidade das peças e com a velocidade com que serão analisadas pela Justiça. Além de poupar dinheiro e permitir que os policiais civis se dediquem às investigações, pois não há a necessidade de deslocar viaturas e agentes, que antes tinham de levar os procedimentos em papel até o fórum.
“É importante esclarecer que não há necessidade de o delegado se deslocar até a unidade policial em que se encontra o conduzido, no caso da 6ª Subdivisão Policial o delegado e o escrivão de polícia podem estar fisicamente na cidade de Foz do Iguaçu e o investigador com o conduzido na cidade de Medianeira, por exemplo”, destacou o delegado Francisco Sampaio. 

Da redação
Foto: divulgação 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas