PF desmantela esquema de corrupção na Sanepar no governo passado


- Por: Redação 1

PF desmantela esquema de corrupção na Sanepar no governo passado
Maços de dinheiro apreendido durante a operação em Curitiba e Cascavel

Um esquema de corrupção na Sanepar, descoberto durante a Operação Pecúlio, foi o fio da meada para a Operação Águas Claras, deflagrada nessa sexta-feira (13) pela Polícia Federal. Uma organização criminosa que desviou uma fortuna dos cofres públicos por meio de propinas e licitações fraudulentas está sendo desmantelada.
Os crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2016 e envolvem licitações fraudulentas em obras de esgoto realizadas em vários municípios do Paraná. Para vencer as licitações de "cartas marcadas", os empreiteiros pagavam propinas milionárias aos agentes públicos. Nessa época, a empresa era dirigida por Mounir Chaowiche.
Nesta primeira etapa da operação, a Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Cascavel e Curitiba. Pelo menos seis pessoas estão envolvidas, entre empresários e funcionários da Sanepar. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba.
Até o fechamento desta edição (18 horas), a PF já havia descoberto fraude em contratos no valor de R$ 50 milhões. Em princípio não existe fraude na prestação de serviços, apenas favorecimento a determinadas empresas que sempre ganhavam as licitações.

Adelino de Souza / Foto: Divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas