PF desarticula grupo especializado em lavagem de dinheiro em Foz


- Por: Redação 1

PF desarticula grupo especializado em lavagem de dinheiro em Foz
Os investigados responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação irregular de instituição financeira

A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (31), a Operação Ação Dourada, com o propósito de desarticular um grupo especializado na prática de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, que atuava em Foz do Iguaçu. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba. 

Segundo apurado pelos agentes, a quadrilha movimentou mais de R$ 65 milhões de origem ilícita, no período de 2010 a 2017. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação irregular de instituição financeira.
As investigações, iniciadas em 2014, tiveram como foco um grupo criminoso, liderado por um operador financeiro, que utilizava contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para receber grandes valores de pessoas interessadas em adquirir a disponibilidade financeira no Paraguai.

Pessoas físicas e jurídicas espalhadas pelo Brasil, incluindo traficantes de drogas, empresários e cigarreiros, necessitam enviar dinheiro para o Paraguai a fim de adquirir, respectivamente, drogas, mercadorias e cigarros. O dinheiro sujo era inicialmente creditado nas contas controladas pelo grupo criminoso.

Em seguida, após o contato com algum operador financeiro sediado no Paraguai, a disponibilidade financeira do equivalente em moeda estrangeira era liberada no exterior. Esses valores eram utilizados para liquidar o débito que os brasileiros remetentes de recursos para as contas investigadas adquiriram com os fornecedores de mercadorias localizados no Paraguai.


Da redação
Foto: Polícia Federal

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas