Participação histórica da Itaipu no Show Rural 2020 rendeu parcerias, inovação e projetos


- Por: Jordan Moreira

Participação histórica da Itaipu no Show Rural  2020 rendeu parcerias, inovação e projetos
Visitantes de todas as idades encontraram diversão e conhecimento no estande da Itaipu

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nunca fizeram tantas parcerias como nesta edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. De prospecção à formalização de acordos de cooperação, foram mais de vinte. Outro destaque foi o estande da Itaipu, o mais inovador de toda a história da participação na feira de agronegócios: quase 3.000 visitas foram registradas nos três principais atrativos do espaço, que reuniu educação ambiental e divulgação de conhecimento. 
A empresa também foi uma das 14 instituições participantes da Vitrine Tecnológica de Agroecologia, que registrou a visita de cerca de 62 mil pessoas nos cinco dias de feira. "A Vitrine é o modo de nos conectar com as outras instituições e ajudar os agricultores a utilizarem o solo da melhor maneira. Estas boas práticas reduzem o assoreamento e a contaminação do reservatório e isso é importante para nós", explica o diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell.
De acordo com Carbonell, Itaipu aproveitou a exposição do Show Rural para divulgar suas ações de conservação da bacia hidrográfica e de educação ambiental. "Aproveitamos a feira, e a presença de autoridades, para fazermos o lançamento da Expedição do Conhecimento, uma grande ferramenta de educação e conscientização ambiental", comentou.
O lançamento do projeto Expedição do Conhecimento, na quinta-feira (6), teve a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. Ao lado de diretores da Itaipu, Ratinho visitou o caminhão-baú de mais de 15 metros de extensão, que reúne 20 atividades de divulgação científica e educação ambiental.
"A expedição mostra ações de sustentabilidade, exatamente o que a Itaipu faz em seu dia a dia", afirmou Ratinho na ocasião. O objetivo é levar o caminhão para os 54 municípios do Oeste Paranaense, a partir de março. Ainda em fevereiro, Itaipu e PTI vão se reunir com os secretários municipais de educação para explicar a contrapartidas dos municípios e a estrutura necessária para receber a Expedição.
O governador também conheceu a outra novidade do estande, o Ciência na Esfera, uma sala com um globo suspenso, onde são projetadas imagens da Terra e de outros planetas do Sistema Solar, além de vídeos sobre biocombustíveis, agricultura e precipitações, temas de interesse dos participantes da feira.
Segundo Carbonell, no próximo Show Rural a empresa vai focar no tema "gestão da terra" e mostrar como os cuidados como a recuperação de mananciais e a preservação da água do reservatório também podem atingir de forma benéfica os produtores rurais. "A Itaipu tem conhecimento e experiência em mostrar que é possível atingir produtividade com sustentabilidade e ninguém tem mais interesse na sustentabilidade de sua propriedade que o próprio produtor rural", disse.
A 32ª edição do Show Rural Coopavel aconteceu dos dias 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel. A feira de agronegócio atraiu 298.910 pessoas e movimentou R$ 2,5 bilhões em negócios. Além de comprovar a pujança do setor na economia da região, o evento teve o objetivo de mostrar a relevância cada vez maior das soluções tecnológicas no campo.


PTI
Em seu estande no Show Rural Digital, o PTI exibiu várias soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agronegócio. O espaço teve apresentações diárias relacionadas a temas como eficiência energética, inteligência de dados, sistema de plantio direto, turismo rural e inovação e negócios. O público também conferiu inovações como robôs, drones, sistemas, estações climáticas de baixo custo
 

Imprensa de Itaipu

Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas