Paraguaios tentam entrar no Brasil escondidos em caminhão


- Por: Redação 007

Paraguaios tentam entrar no Brasil escondidos em caminhão
Imigração ilegal cresce nas fronteiras entre Brasil e Paraguai; envolvidos responderão por descumprimento de medidas sanitárias (Foto: Foto ABC Color)

Da redação
Foto: ABC Color

Dois paraguaios foram flagrados em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentando entrar de forma ilegal no Brasil. Ambos estavam escondidos em um caminhão com placas do país vizinho, que foi parado em uma fiscalização, na tarde de sábado (16), na aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu. 

O veículo foi abordado por volta das 15h, na barreira sanitária, e submetido a uma vistoria. Durante o procedimento foram localizados os imigrantes. O motorista, que também é de nacionalidade paraguaia, disse aos agentes que a dupla iria auxilia-lo na compra de produtos em um supermercado de Foz do Iguaçu. 

Os imigrantes ilegais foram encaminhados à Polícia Federal, onde foram indiciados pela prática de infração de medida sanitária preventiva, e deportados na sequência ao país de origem. 

Ainda durante o procedimento de vistoria na aduana Brasil/Paraguai foi encontrado na cabine do caminhão, sob a cama do motorista, um compartimento acima do para-brisa, onde estavam escondidas diversas caixas contendo cosméticos de origem estrangeira. Os produtos não possuíam declaração fiscal de importação legal e foram retidos. 

O veículo de carga, as mercadorias e o condutor, de 37 anos, foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal. O suspeito responderá pelo crime de descaminho. O valor total da apreensão não foi divulgado. 
Rio Paraná

As tentativas de ingresso ilegal no Brasil e Paraguai através do Rio Paraná também persistem. Na noite de sábado, militares da Prefectura Naval (Marinha Paraguaia) prenderam oito homens que tentavam entrar no país vizinho de forma clandestina. Eles estavam em uma canoa, que foi flagrada já na altura do bairro San Miguel, em Ciudad del Este. 

Todos os envolvidos foram levados a um abrigo fornecido pelo Conselho de Defesa Nacional (Codena), onde cumprirão a quarentena obrigatória. Posteriormente o grupo será entregue ao Ministério Público e indiciado por tentativa de ingresso ilegal no país e descumprimento de medidas sanitárias.
Tráfico também cresce

Uma ação da PRF, na BR-277, resultou na apreensão de mais de uma tonelada de maconha. A droga estava escondida sob uma carga de pallets, que era transportada por uma carreta, com placas de Foz do Iguaçu.

O veículo foi abordado, na tarde de sábado (16), no município de Céu Azul, e encaminhado para uma vistoria.  O procedimento revelou uma grande quantidade de fardos do entorpecente, que totalizou 1.152 quilos depois de ser pesado. 

Questionado, o motorista, de 63 anos, disse aos policiais que carregou os pallets em Marechal Cândido Rondon e, na sequência foi até a cidade de Pato Bragado. Segundo ele, ao chegar no município um homem desconhecido levou o caminhão para outro local e retornou horas mais tarde com a droga oculta em meio à carga. 

Ainda conforme o relato do condutor, ele levaria a maconha até a cidade de Balneário Camboriú (SC), onde receberia R$ 20 mil pelo transporte. O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de tráfico e conduzido à Delegacia da Polícia Civil. 

 

 

 

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas