Operação contra o tráfico apreende mais de 600 kg de maconha na Ponte


- Por: Redação 007

Operação contra o tráfico apreende mais  de 600 kg de maconha na Ponte
A maconha estava escondida em 12 conjuntos de rodas e pneus; apreensão foi encaminhada à Polícia Federal

Da redação/Foto: PRF

Uma operação deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal resultou em uma grande apreensão de maconha, na tarde de sábado (30), em Foz do Iguaçu. A droga foi encontrada nos pneus de uma carreta, que foi abordada na aduana da Ponte Internacional da Amizade.

Segundo informações, os agentes faziam uma fiscalização em conjunto com a Polícia Federal, Força Nacional, Receita Federal e Exército, quando avistaram o veículo de carga entrando no Brasil. O motorista foi abordado e informou que iria para Cascavel, onde pegaria uma carga de ração.

Mesmo com a carreta a principio vazia, os policiais decidiram fazer uma vistoria. Durante o procedimento foram identificados tabletes de maconha escondidos nos pneus do cavalo trator. O condutor foi questionado e, em defesa, apenas disse que retirou o caminhão em Santa Rita (Paraguai) e que o deixaria em um posto de combustíveis em Foz do Iguaçu. 

O veículo foi encaminhado a uma borracharia para que os pneus fossem retirados. Com o auxílio de uma equipe do Corpo de Bombeiros foram removidos 605,5 quilos de maconha distribuídos em vários tabletes, que foram localizados dentro de 12 conjuntos de rodas e pneus. 

O motorista foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Policia Federal junto com a droga. A pena para o crime de tráfico pode chegar a 15 anos de reclusão. 

 

Sobre a operação 

A Operação Tamoio foi deflagrada pela PRF em todo o Brasil, na última quinta-feira (28), com o objetivo de combater a criminalidade em diversas vertentes, dentre elas, o tráfico de entorpecentes. Todas as ações são realizadas com base em informações de inteligência policial. 
O nome da ação vem do Tupi Guarani Tamuía, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.

 

No Paraná

No Paraná, no primeiro dia de operação, a PRF apreendeu 257,7 quilos de maconha, uma pistola 9 mm, 15 munições calibre 9 mm, 116 celulares e 15 relógios.

As  apreensões ocorreram em Guaíra, Céu Azul, Ponta Grossa e Irati, durante a abordagem de veículos de passeio e ônibus. 

Em todo o Brasil, nas primeiras 18h de operação, a PRF apreendeu 4,7 toneladas de maconha; 45 quilos de cocaína; 15.410 maços de cigarros contrabandeados; cinco armas de fogo e 419 munições. Doze veículos foram recuperados e 43 pessoas foram detidas. Mais de 1,3 mil agentes atuaram em todo o país, abordando cerca de 14.790 veículos e fiscalizando quase 11 mil pessoas. 
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas