Prefeito deve sancionar nesta semana a Lei que libera ônibus com ar condicionado


- Por: Reciel Rocha

Prefeito deve sancionar nesta semana a  Lei que libera ônibus com ar condicionado

Os usuários do transporte coletivo deverão contar, a partir do final desta semana, com 15 ônibus dotados de ar condicionado. A autorização para os veículos rodarem dependem do prefeito Chico Brasileiro sancionar um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, concedendo incentivo fiscal as empresas que operam o serviço. Para janeiro de 2020 estão previstas mais 10 unidades com o benefício extra.
O novos ônibus com ar condicionados foram apresentados no final de março por Chico Brasileiro e o vice-prefeito Nilton Bobato, em solenidade na Praça da Paz, no centro da cidade. No entanto, a Prefeitura dependia de uma legislação para garantir o custeio a mais dos veículos, uma vez que, com o serviço extra, o consumo de combustível é maior.  
Para rodar, os veículos ainda dependem de emplacamento junto ao Departamento de Trânsito (Detran), que deve ser concluído durante a semana. Os novos ônibus irão operar nas cinco principais linhas de Foz do Iguaçu, atendendo os usuários da Vila C, Morumbi, Três Lagoas, Porto Meira e Parque Nacional. 
Cada uma delas terá três unidades prestando o serviço. Os veículos irão parar, segundo Fernando Maraninchi, superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans), em pontos diferenciados que serão identificados com um adesivo. As paradas serão mais distantes uns dos outros do que os atuais, para evitar a perda do ar refrigerado.

Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas