Obras de reconstrução da Escola Gabriela Mistral estão avançadas


- Por: Redação 1

Obras de reconstrução da Escola Gabriela Mistral estão avançadas
Solicitada pelos moradores por meio do Orçamento Participativo, a reconstrução ampliará em 50% a capacidade de atendimento na unidade

Na última edição do Orçamento Participativo, os moradores da região Norte pediram por melhorias na escola municipal Gabriela Mistral, no bairro Lancaster. Mas as obras que estão em andamento, pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, vão além: a unidade passa atualmente por uma verdadeira reconstrução, que vai possibilitar aumentar em 50% a capacidade de atendimento de alunos. 
O ritmo das obras está acelerado. Já foram concluídos os serviços de terraplanagem, fundações e levantamento de paredes. A empresa responsável pelos serviços agora está executando os trabalhos de reboco e a instalação da nova cobertura. 
“Esta obra, assim como muitas outras que estão em andamento na cidade ou que até já foram concluídas, resulta do Orçamento Participativo. Há muito tempo toda a comunidade escolar reivindicava por reformas e está sendo feito muito mais. Está sendo construída uma nova e moderna escola equipada para atender todas as necessidades dos alunos e professores”, comentou o prefeito Chico Brasileiro. 
Com investimento de R$ 2,6 milhões da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a nova estrutura da unidade escolar terá a capacidade para atender 450 alunos, 50% a mais se comparado com a antiga estrutura, que atendia até 300 crianças. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2022. 

Nova estrutura
As obras de reconstrução incluem a implantação de nove salas de aulas, sala de informática, sala multimídia, além de sanitários, biblioteca, refeitório, saguão, playground, praça interna, sala dos professores, cozinha, vestiário masculino e feminino, almoxarifado, sala da direção, secretaria e coordenação, entre outros serviços.
Para garantir que a obra seja executada com a qualidade exigida pelo Município, os trabalhos estão sendo acompanhados de perto pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras. 
Enquanto a nova estrutura não fica pronta, os alunos estão temporariamente alocados nas instalações da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Orçamento Participativo
Inaugurada em 1981, a Escola Municipal Gabriela Mistral, em seus 40 anos de atividade, nunca recebeu uma grande reforma, mesmo com o crescimento populacional da região Norte da cidade. 
Em 2019, durante o Orçamento Participativo, os moradores, de maneira transparente e democrática, escolheram a escola para receber investimentos de reconstrução. 
No ano passado, o Orçamento Participativo não foi realizado devido à pandemia de covid-19. A próxima edição inicia no dia 23 de setembro. Serão cinco encontros nas cinco regiões da cidade. Confira as datas nas redes sociais da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

AMN

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas