Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro


- Por: Reciel Rocha

Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro

A Urologia, além de ser a especialidade que trata do aparelho reprodutor do homem, trata também do aparelho urinário de homens e mulheres em diferentes idades (desde crianças até idosos). 
O médico urologista passa por anos de estudos, entre a formação em medicina, residência e especializações para conquistar a habilitação para tratar clinicamente ou cirurgicamente de problemas: nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis, “e os estudos nunca param, uma vez que estamos sempre em busca de aprimoramento, de conhecer novas técnicas e novas tecnologias disponíveis para melhor atender aos nossos pacientes”, explica o médico urologista de Foz do Iguaçu, Dr. Gustavo Cruz.
O médico urologista é o especialista que cuida dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e o do os órgãos do sistema reprodutor masculino. E também as doenças que podem incluir: infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, realização de transplante renal.
Ao longo do tempo, a Urologia ganhou destaque no que se refere ao atendimento voltado à saúde do homem, para conscientizá-los sobre a importância de cuidar da saúde, mas isso pode levar muitas pessoas a pensarem que este profissional só atende aos homens. “Além disso, a informação divulgada amplamente que busca desmistificar o exame do toque, por vezes deixa a impressão de que este é o único exame realizado no consultório, e não é isso o que acontece na prática. Este exame é importante e será feito em algum momento durante a vida do homem, mas existem muitas outras preocupações que demandam a atenção do profissional e do paciente, principalmente atuar na prevenção de doenças”, afirma o médico urologista, Dr. Gustavo Cruz. 
A especialidade da Urologia atua na prevenção de doenças proporcionar melhor qualidade de vida das pessoas. “Uma pessoa com incontinência urinária, por exemplo, não consegue sequer sair de casa, para não correr o risco de ir a um lugar que não tenha banheiro, o que compromete a autoestima e o lado emocional desta pessoa, sendo homem ou mulher, e isso é resolvido por um especialista em Urologia” complementa o médico. 
Natural do Rio Grande do Sul, Dr. Gustavo Cruz é graduado em medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, fez Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital São Vicente de Paulo, também no Rio Grande do Sul, e Residência Médica em Urologia pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Siga-nos nas redes sociais:
@dr.gustavocruz/dr.gustavocruz/
www.drgustavocruz.com.br

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas