No Paraná


- Por: Redação 1

No Paraná

O presidente Jair Bolsonaro desembarca novamente no dia 22 no Paraná a convite da deputada Aline Sleutjes (PSL), para cumprir dois dias de agenda em Ponta Grossa, Castro e Piraí do Sul. É a primeira vez que os Campos Gerais recebe a visita de um presidente da República.

Alto da Glória
Nesta sexta-feira, 8, o torcedor poderá acompanhar o jogo no Alto da Glória, entre Coritiba x Cruzeiro, pela série B do campeonato brasileiro. A obrigatoriedade do teste de covid será mantido com resultado negativo de no máximo 48 horas antes da partida. O Coritiba em convênio com o laboratório MedMe, oferece desconto no valor do exame ao torcedor que agendar o teste no ato do check-in ao preço de R$ 55 ou na compra do ingresso. 

Artilheiro
O Coritiba informa que está perto de fechar a extensão do contrato com Luizão (campeão e artilheiro da equipe na Copa do Brasil sub 20). Dos 11 jogos que ainda restam no campeonato, o time paranaense precisa de quatro vitórias ou três vitórias e um empate para assegurar o acesso à série A do Brasileirão.

Governo 5.0
A AMP, Sebrae/PR e o Governo do Estado detalham a organização do Governo 5.0 entre os dias 25 e 26 de novembro no Hotel Rafain Palace em Foz do Iguaçu. O encontro objetiva, entre outras ações, ampliar o diálogo com as prefeituras, descentralizar as iniciativas do Estado, apresentar suas realizações e discutir ações em benefício dos municípios. 

Congresso da Faciap
Já estão abertas as inscrições para o Congresso Empresarial Paranaense e XXXI Convenção da Faciap, entre os dias 19 e 20 de novembro de 2021 no Recanto Cataratas em Foz do Iguaçu. Uma feira de produtos e serviços vai mostrar as novidades na área de gestão, o evento terá ainda momentos reservados relacionamento e fechamento de negócios. A expectativa de público é de 1.000 participantes presenciais. 

Morto com offshores
O ex-deputado José Janene, morto em 2010, aparece como representante de duas offshores no Panamá, descobertas pelo Pandora Papers. A Corliss Enterprises e a Kleman Investments foram criadas em junho de 2003, quando ele iniciava o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Seu operador era o doleiro Alberto Youssef, que não mencionou as duas empresas em seu acordo de delação premiada. 

Meia entrada
A deputada Luciana Rafagnin (PT) protocolou projeto de lei que implanta o pagamento da meia entrada para pessoas comprovadamente vacinadas contra a covid-19, sem distinção de horário e data. Segundo a deputada, a intenção é apoiar o segmento cultural, de promoção de eventos esportivos e a realização segura de espetáculos culturais com participação de público. (foto 6)

Inovação
O Ministério do Turismo, em parceria com o Wakalua Innovation Hub e Organização Mundial do Turismo lançou, no final de setembro, Desafio Turistech Brasil nas categorias Startups, Destinos, Academia e Empresas. O objetivo desta edição é revelar para o mercado nacional e internacional os projetos e as pessoas mais inovadoras do turismo brasileiro. As inscrições poderão ser feitas, até dia 1º de novembro, no site turistech.turismo.gov.br.

Auxilio indevido
O Ministério da Cidadania notificou 627 mil pessoas a devolver, voluntariamente, os recursos recebidos por meio do auxílio emergencial, programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, afetadas pela pandemia de covid. As mensagens de celular, tipo SMS, estão sendo enviadas pelos números 28041 ou 28042. “Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, alertou o ministério.

Vacinação
Com o avanço da vacinação em todas as regiões do Estado, o Paraná chega à marca de 5,6 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19, com a segunda dose (D2) ou dose única (DU), ultrapassando 64,6% de cobertura em adultos. Com 14 milhões de doses aplicadas desde de 17 de janeiro, 98,6% da população com mais de 18 anos, estimada em 8.720.953 pessoas, tomou ao menos uma dose ou a dose única. 

Sem reajuste
O TCE mudou a orientação aos municípios com relação à concessão de reajustes durante a pandemia. Agora, seguindo decisão do STF, o órgão indica que não seja efetuado reajuste ou que seja suspenso o que já tiver sido concretizado aos servidores. A medida foi tomada com base em voto proferido pelo conselheiro Artagão de Mattos Leão.

Culto e missa
Nova resolução da Secretaria Estadual de Saúde aumenta de 50% para 70% a permissão de ocupação de igrejas e outros templos religiosos. A resolução 927/2021 mantém a obrigação do distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara e a disponibilidade de álcool gel como formas de prevenir a transmissão da Covid-19.

Cidadão honorário
A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou o projeto de lei que concede o título de cidadão honorário da cidade ao professor Wilson Picler, chanceler do grupo Uninter. "É uma justa homenagem ao professor Wilson Picler, o qual, sem dúvida, é merecedor de tal honraria, face aos relevantes serviços prestados à comunidade pontagrossense", disse a vereadora Joce Canto (PSC), autora da proposta aprovada por unanimidade pelos 19 parlamentares municipais. 
 

É fome
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) classificou como estarrecedores e muitos preocupantes os dados da pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional que apontam para o crescimento da fome no Brasil. Em 2018 eram 10,3 milhões de brasileiros passando fome. Estes números saltaram para 19,1 milhões em 2020, ou seja, quase nove milhões a mais de pessoas nesta trágica condição. 

Zé Beto Maciel
com Gustavo Aquino e Francisco Vitelli

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas