Morre o pioneiro e empresário Antonio Savaris


- Por: Reciel Rocha

Morre o pioneiro e empresário Antonio Savaris
Antonio Savaris em frente à sede da Rádio Itaipu, que ele fundou no final dos anos 70

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (6) o pioneiro e empresário Antonio Savaris. Ele tinha 96 anos e estava internado no Hospital Costa Cavalcanti. Fundador da Rádio Itaipu (1979), Loja Maçônica Manoel Ribas e Centro Espírita Paz, Amor e Caridade, Savaris era respeitado e admirado por todos.
Gaúcho de Veranópolis (RS), Savaris chegou a Foz do Iguaçu em 1952, quando a cidade tinha apenas 30 mil habitantes. Abriu a loja Savaris Joalheiros, e foi prosperando nos negócios. Mais tarde fundou a Rádio Itaipu FM, foi empreendedor imobiliário e dono de hotel.
Filho de Máximo Savaris e Estela Cortelini Savaris, casou-se com Alice Belmira Pietch (já falecida), com quem teve quatro filhos: Antoninha Savaris Venson, Inelsi Savaris, Inaldi Savaris e Vera Alice Savaris. Inaldi foi morto em 2012 por um assaltante em sua relojoaria, na Avenida Brasil. O crime provocou grande comoção na cidade.
Antonio Savaris foi o primeiro radioamador de Foz do Iguaçu e tinha muito orgulho disso, exibindo seus equipamentos. Por meio deles, conversava com pessoas do Brasil e do exterior. Sempre foi um homem muito bem informado.
Sua última grande entrevista foi em 2017 à repórter Patrícia Buch, da revista 100 Fronteiras. “Ele tem 94 anos e uma memória melhor que a minha. Sentado atrás da sua mesa, Antônio Savaris é exemplo de determinação e prova de que quando amamos o que fazemos os sonhos se realizam”, escreveu a jornalista.

Adelino de Souza / Freelancer
Foto: revista 100 Fronteiras

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas