Mais dois partidos de Foz promovem convenções para as Eleições 2020


- Por: Redação 1

Mais dois partidos de Foz promovem convenções para as Eleições 2020
O PRTB indicou o médico cirurgião e militar da reserva Ranieri Marchioro para prefeito e Leila Youssef para vice

Mais dois partidos políticos definiram as chapas de vereadores e de que forma irão compor as candidaturas majoritárias nas eleições de 15 de novembro em Foz do Iguaçu. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) terá como cabeça de chapa Ranieri Alberton Marchioro. A convenção do PP delegou a executiva do partido a decisão para composição final da chapa majoritária.

No PRTB, Ranieri terá como vice Leila Youssef, do mesmo partido. Nascido em Enéas Marques, no Sudoeste do Paraná, o candidato tem 55 anos, é cirurgião dentista e militar da reserva do Exército. Ele ficou famoso por desfilar com caminhões antigos do Exército em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e disse que a campanha será focada nas mídias sociais e pequenas reuniões familiares.

O PP fez sua convenção na segunda (14), que delegou a executiva a decisão da composição final da chapa majoritária. De acordo com o presidente Thiago Kodama, o partido homologou a chapa de vereadores, mas manteve a pré-candidatura de Bibiana Orsi para a Prefeitura. No entanto, a convenção será fechada hoje em razão das tratativas com outras siglas partidárias. 

A pré-candidata Bibiana Orsi disse que entende essa necessidade do PP manter o diálogo com outros partidos com a possiblidade de compor uma frente ampla. Ela ressaltou a responsabilidade de uma candidatura. “Foz do Iguaçu precisa de um novo olhar, precisa ser pensada e projetada para daqui 5, 10, 15 anos. Um planejamento que não fique no papel, porque planejamento de papel a cidade já está cansada”, frisou.

Fim do prazo
Termina hoje o prazo das convenções partidárias para a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2020. Na disputa deste ano, a expectativa da Justiça Eleitoral é que 500 mil registros de candidaturas sejam confirmados em todo território nacional. 
Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo coronavírus, os partidos tiveram a opção de realizar as convenções virtualmente. Considerada uma das etapas principais do processo eleitoral, além de escolher os candidatos que disputarão o pleito, nessa reunião, os partidos também decidem se vão participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas, e sorteiam os números com os quais os candidatos irão concorrer.

Ronildo Pimentel
Foto: divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas