Maio retoma festas nos bairros de Foz do Iguaçu


- Por: Redação 1

Maio retoma festas nos bairros de Foz do Iguaçu
Mais de três mil moradores e turistas são esperados no Festival Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda

Depois de um mês de abril com dois grandes feriados prolongados, maio chegou com festas e eventos que movimentam os bairros de Foz do Iguaçu. O calendário abriu no sábado (7) com a Feira de Gastronomia, Artesanato e Vestuário do Jardim Bourbon e na quinta-feira (12) no Sarau da Lua Cheia do Jardim São Luiz. Neste final de semana, tem o Festival Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda e dos dias 27 a 29, a 14ª edição da Festa Maína da Catedral de Guadalupe na Vila.
As festas são realizadas pelas associações de moradores, organizações religiosas, empresariais e iniciativa privada, com apoio da Itaipu Binacional e prefeitura. "São promoções de grande alcance social, levam atividades culturais, musicais e esportivas e garantem oportunidades de emprego e renda para os moradores dos bairros e regiões", afirma o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
Vila Yolanda
O final de semana será movimentado na Vila Yolanda com o Festival Gastronômico e Cultural que espera receber mais de três mil turistas e moradores entre sábado e domingo (14 e 15). A promoção, que envolve 20 bares e restaurantes, a maioria localizada na Avenida das Cataratas, quer consolidar a região como um polo de boa comida e lazer. 
A programação, que começou as 19h de ontem com o workshop de vinhos orgânicos, biodinâmicos, veganos, naturais e sustentáveis, inclui capacitações na área de alimentação com plantas alimentícias e oficinas voltadas para área cultural como grafitagem, origami e crochê de flores.

Entre as apresentações, os destaques são a voz e violão com Filipe Diniz na Casinha Laranja, a banda Alado13 (Charlie Brown Jr.) e Duo Malungo Samba e MPB, ambos no Zeppelin Old Bar. Uma feira de artesanato e produtores será instalada em frente ao Tetris Container Hostel na rua Frederico Engel com a Avenida das Cataratas. Essa é a única intervenção externa do evento. As demais acontecem no interior dos estabelecimentos participantes.
“A programação foi pensada para que atingisse todos os tipos de públicos, desde os profissionais que atuam no setor com as capacitações, palestras e oficinas, até o público final com as apresentações dos artistas locais, valorizando a cultura da região”, disse Renata Sakamoto, uma das organizadoras do festival.
As atividades começam às 9h de hoje, com palestra e oficina de arte e grafite com Pas Schaefer no Colégio Estadual Almirante Tamandaré e workshop de origami com Renata Sakamoto, no Tetris Container Hostel, às 14h. Das 17h as 21h acontece em frente ao Tetris uma feira de artesanato e produtores locais. Mais informações na programação no site https://festivalvilayolanda.com.br/.

Festa Maína
Maio fecha o mês com a tradicional Festa Maína, que volta nos dias 27 a 29, após dois anos suspensa por conta da pandemia. Organizado pela Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, com apoio da Itaipu Binacional, a programação deste ano será diferente das anteriores, quando acontecia no Gramadão da Vila A.
As atividades serão no estacionamento da catedral. Na abertura, dia 27, as comemorações iniciam às 19h. Nos dias 28 e 29 o público já poderá desfrutar do espaço a partir das 11h. Neste ano, a festa que abre as comemorações de São João em Foz do Iguaçu, chega a 14ª edição.
Nos três dias de celebração haverá muita música ao vivo com artistas locais, barracas com comidas caseiras e doces como pamonha, milho verde, pipoca, pastel, espetinho, cachorro-quente, cocada, churros e o famoso pão de Guadalupe. 

Da Redação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas