Maio Amarelo pede respeito e responsabilidade no trânsito


- Por: Redação 1

Maio Amarelo pede respeito e responsabilidade no trânsito
A abertura oficial da campanha em Foz será na quarta-feira (5) com uma live na página do YouTube do Programa Vida no Trânsito

Chamar atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito em todo o país, e para a importância em se adotar um comportamento mais seguro e responsável. Esse é o principal objetivo do Maio Amarelo, mês dedicado a conscientização de motoristas e pedestres em todo Brasil. 
Em Foz do Iguaçu a abertura oficial da campanha acontecerá nesta quarta-feira (5) com uma live às 19h na página do Programa Vida no Trânsito no YouTube (www.youtube.com/c/PVTFOZ). O evento contará com a presença do coordenador de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Cleumar Farias; do representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Valdilson Lopes; e da especialista em Psicologia do Trânsito, Vanessa Chavez. 
A programação completa prevê 47 ações educativas ao longo do mês, compactuadas entre órgãos e entidades parceiras. “As empresas e instituições também podem aderir ao movimento de uma série de maneiras, colorindo o local de amarelo ou desenvolvendo atividades com seus colaboradores e chamando atenção para os temas, que são o respeito e a responsabilidade no trânsito”, informou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Josnei Fagundes. 
Após a abertura, as atividades seguem no dia 7, às 17h, com uma blitz educativa para ciclistas e pedestres na passarela da BR 277, na altura do quilômetro 724. Além das orientações aos pedestres sobre o uso da passarela para travessia de forma segura, serão distribuídas luzes sinalizadoras para os trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte. 
No dia 10, às 10 horas, a ação acontecerá no Terminal de Transporte Urbano (TTU) com motoristas e cobradores do transporte coletivo. Os motoristas receberão protetores de painel, lixocar e folders. No dia 11, a Associação Ciclistas Cataratas do Iguaçu fará a distribuição de panfletos e adesivos sobre a segurança no trânsito, na Avenida Mário Filho, em frente à igreja católica, as 11h30. 
A programação seguirá até o dia 31 de maio com blitze educativas, palestras, distribuição de panfletos, passeios, entre outras ações. O objetivo, segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, é envolver toda a sociedade. “Apesar de registrarmos redução no número de acidentes nos últimos anos, o trânsito ainda mata. Nosso intuito é chamar atenção da sociedade, gerando o debate e orientando sobre as medidas de segurança para melhorar o trânsito”, disse Fagundes. 

Da redação com AMN 
Foto: divulgação 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas