Longa documental 'Portuñol' estreia no Cinema


- Por: Redação 1

Longa documental 'Portuñol' estreia no Cinema
Uma viagem através da cultura fronteiriça do Brasil com seus vizinhos da América Latina

Vencedor de melhor longa  gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020, 'Portuñol' chega às salas de cinema de Porto Alegre (RS) e Foz do Iguaçu (PR) no dia 25 de fevereiro (quinta). No documentário, a diretora Thais Fernandes e equipe visitam diversas regiões fronteiriças do Brasil para registrar a maneira como os idiomas se fundem e se entrelaçam no dia a dia da América Latina. Da mistura de culturas nasce o portuñol que dá título à produção. Com cenas gravadas na fronteira de Foz do Iguaçu, o longa estreia no Cine Cataratas (Cataratas JL Shopping).

O filme faz paradas pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai para interagir com comerciantes, artistas e acadêmicos. “É um documentário de encontros”, resume Thais. "Este foi um dispositivo que eu achava importante: é um filme de viagem em que os encontros acontecem realmente na frente da câmera", explica a cineasta. A diretora não conhecia pessoalmente nenhum dos entrevistados antes das gravações. Em clima de animação, os moradores locais trazem à tela reflexões pessoais, músicas, poesias e ritmos desconhecidos do grande público brasileiro.

Os diálogos dos personagens alternam entre o português, o espanhol e o guarani. "A língua é invisível. Um dos nossos desafios foi transformar este fenômeno cultural em uma narrativa imagética", avalia Thais. Junto à reflexão do idioma, somou-se o conceito da fronteira: “Ao longo do caminho o espaço se perde, e o que importa já não é mais onde estamos, mas sim quem são as pessoas que constroem essa identidade latina diversa”.

A equipe buscou personagens que refletissem o espírito dessas regiões, e entre eles encontrou rappers indígenas, estudantes colombianos, poetas do portuñol selvagem, professores universitários e até um grupo da cumbia que canta em portunhol na divisa Brasil/Uruguai. "A letra de uma das músicas fala sobre o atravessar pra lá e pra cá entre países, de uma maneira divertida. O clima é de celebração latina", descreve Thais.
Sinopse: Uma viagem através da cultura fronteiriça do Brasil com seus vizinhos hispanohablantes. A cumbia uruguaia, o rap guarani e a poesia do Portuñol Selvagem se juntam nesse road movie que rompe fronteiras, desvenda latinidades e une personagens diversos.

Ficha técnica
Direção e Roteiro: Thais Fernandes
Direção de Fotografia: Pedro Clézar
Produção Executiva: Fabiano Florez, Jessica Luz e Mariana Mêmis Müller
Trilha Musical: Bruno Mad e Lucas Kinoshita
Trilha Sonora Original: Bruno Mad e Lucas Kinoshita
Montagem: Jonatas Rubert
Desenho de Som: Kiko Ferraz Studios

Elenco: Gerson Claure Terrazas, Isabel Terraça Oliveira, Mauro Martins, José Carlos Duarte, Mano Zeu, Carlos, Andres “Jecke” Figueredo, Delmira Peres, Fabian Velazquez, Juan Luis Chamorro, Diana Pereira, Julio Mario Prent Pointiers, Rodrigo Queiroga, Adalberto Ruhoff, André Campos Silva, Renata de Oliveira Manfio, María Betania Hernández , Ana Luiza Suficiel, Douglas Diegues, Sacha Cardona, Eliana Fernandes, Lilian Daiane Pimentel Cândia, Juan Jose Mareco Gomez, Natacha Luhan Ortega Dos Santos, Giovanna Carvalho Cristaldo Felex, Tamara Paniagua, Maria Antonia Monzòn Paes, Simon Paniagua, Marina Paniagua, Javier Rodas, Rosario Brochado, Scarlett Aline Patrón, Agustín Aquino, Sandy de Paula, Eduardo Palermo, Alessandro Maciel Lopes, Nahuel Dutra e Suzana Mancilla.

Serviço
Data: 25 de fevereiro
Cine Cataratas (Cataratas JL Shopping)

Assessoria

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas