Limpeza do box de vidro deve ser feita com frequência


- Por: Reciel Rocha

Limpeza do box de vidro deve ser feita com frequência
Se o box não está muito sujo e não possui manchas de mofo, uma limpeza com água e sabão já é o suficiente 

Não é preciso investir só em produtos, pois há também algumas misturas caseiras 

O box de vidro é um elemento muito comum nos banheiros atualmente. Inclusive é o mais indicado para a área do banho, para evitar que a água molhe o restante do espaço e permite que você possa observar o ambiente. No entanto, assim como vários outros objetos da casa, o box também acumula sujeira e por estar localizado em um local como o banheiro, é muito importante que sua limpeza seja feita corretamente e com frequência.
Para fazer a limpeza você não precisa apenas investir em produtos focados especialmente no box de vidro, há também algumas misturas caseiras fáceis de fazer que obtém o mesmo resultado. Confira.

Água e sabão neutro
Se o box não está muito sujo e não possui manchas de mofo, uma limpeza mais leve, com água e sabão de pedra neutro já é suficiente para limpar o vidro do box. Utilize um pano que não solte fiapos, para não deixar grudados no vidro, molhe um pouco em água e então esfregue o sabão neutro.
Passe então esse pano sobre toda a parte de vidro do box do banheiro. Dando aquele toque ensaboado. Em seguida, utilize outro pano molhado apenas em água e passe sobre o vidro, para remover o sabão.
Na parte interna do box, você pode também usar a mangueira do chuveiro para enxaguar. Caso o box esteja com manchas de gordura ou óleo, a água quente juntamente com o sabão vai ajudar a fazer a limpeza.
Para finalizar, utilize um pano seco para secar os vidros, tanto interna quanto externamente.

Vinagre branco, água e sabão neutro
Há casos em que as manchas no vidro são mais difíceis de tirar e então é comum que utilizar apenas água e sabão (mesmo com água quente) não resolva o problema. Você pode então recorrer ao vinagre branco e tem duas alternativas de uso:
●    Esponja + vinagre branco: pegue uma esponja macia. Se for usar uma esponja de louça, esfregue apenas o lado macio sobre o vidro. Despeje um pouco de vinagre branco, de forma a deixar a esponja molhada. Esfregue nas manchas mais difíceis e em seguida passe um pano com água e sabão para finalizar a limpeza;
●    Vinagre branco direto na mistura de água e sabão: em um balde com água e sabão despeje um pouco de vinagre, a mesma quantidade que você usaria para deixar a esponja molhada na dica anterior. Misture e em seguida, com a ajuda de uma esponja ou pano macio esfregue sobre o box todo. As manchas mais pesadas tendem a sumir mais facilmente.

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é outro grande aliado de quem quer saber como limpar box de vidro. Inclusive, ele ajuda a prevenir as manchas de mofo, comuns em ambientes mais úmidos. Para fazer a limpeza usando esse componente, primeiro molhe o box, pode ser com a própria mangueira do chuveiro.
Em seguida despeje um pouco de bicarbonato sobre uma esponja ou pano macio (se utilizar um pano aposte naqueles que não soltam fiapos). Esfregue sobre o box de vidro, especialmente nas partes que estão mais manchadas. Para finalizar enxague o box com a ajuda da mangueira do chuveiro. Pode ser feito com água fria ou em temperatura ambiente. Para facilitar a remoção de manchas de gordura, você pode também usar água quente do chuveiro.

Álcool, água e vinagre branco
Essa é uma mistura natural para que você possa fazer em casa o seu próprio limpa vidros. Misture 300 ml de álcool em igual quantidade de água e adicione uma colher de sopa de vinagre branco.
Coloque então a mistura dentro de um borrifador ou outro recipiente que facilite seu uso. Se apostar na primeira opção, após borrifar seu limpa vidros caseiro no box de vidro, passe um pano ou esponja macios sobre a superfície. Finalize a limpeza passando um pano seco.

Cera para carros
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas a cera para carros também ajuda na limpeza do box do banheiro. Na verdade, a ideia é polir o vidro e prevenir o aparecimento das manchas causadas pelo cloro presente na água.
Então, após uma limpeza com água e sabão ou limpa vidros você pode aplicar a cera, do mesmo jeito que faria em um carro. O melhor é que você só precisa reaplicar a cada quatro meses, e de resto pode fazer a limpeza do seu box normalmente com água e sabão ou produtos para limpeza de vidros.

Detergente
O detergente pode ajudar na limpeza do box de vidro. Para isso, aplique uma pequena quantidade em uma esponja ou pano e esfregue sobre o box. Se perceber muitas manchas de gordura você pode até mesmo usar o detergente de cozinha, o famoso lava louças. Finalize a limpeza enxaguando o vidro e secando com a ajuda de um pano.

Reportagem: Decor Fácil
Fotografia: Divulgação

(((água e sabão))) Se o box não está muito sujo e não possui manchas de mofo, uma limpeza com água e sabão já é o suficiente 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas