Itaipu ganha selo nacional como da iniciativa Empresa Amiga da Família


- Por: Redação 1

Itaipu ganha selo nacional como da iniciativa Empresa Amiga da Família
Conciliar a atividade laboral e o tempo com a família foi uma das premissas da criação do selo

A Itaipu Binacional é um das quatro vencedoras da primeira edição do Selo Empresa Amiga da Família (SEAF) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Para ganhar o prêmio, as instituições precisaram comprovar que adotam medidas de promoção do equilíbrio entre o trabalho e o ambiente familiar. A entrega do selo será na próxima quarta-feira (18), a partir das 14h, em Brasília (DF). O local da premiação ainda será definido pelo Ministério.
Além de não fazer uso de trabalho análogo à escravidão, um dos pontos primordiais do selo, Itaipu foi avaliada em relação a categorias e práticas organizacionais de equilíbrio trabalho-família; cultura e gestão da conciliação trabalho-família; condições de trabalho (tempo, local e organização); e benefícios e serviços (prazos e condições, além do mínimo estabelecido por lei).
No rol de evidências, a empresa mostrou que concede licença maternidade superior a 120 dias; licença paternidade superior a 5 dias; assim como direito à licença adotante, licença (sem prejuízo no salário) para acompanhamento de familiar doente e assistência financeira ou serviço de apoio para o cuidado de crianças em idade pré-escolar. 
A binacional também comprovou a garantia de assistência financeira ou serviço de apoio para o cuidado de crianças em idade escolar; assistência financeira ou serviço de apoio para o cuidado de familiar com deficiência ou incapacidade temporária ou permanente; e assistência financeira ou serviço de apoio para o cuidado de familiar idoso. Outra vantagem é que Itaipu também mantém horário de trabalho flexível.

Na categoria principal "Selo Empresa Amiga da Família", na qual Itaipu foi uma das vencedoras, puderam participar empresas privadas com faturamento anual bruto superior a R$ 360 mil e empresas estatais. Já a modalidade "Adesão" foi voltada para as instituições interessadas na assinatura de um termo de compromisso pelo qual se comprometiam a adotar medidas organizacionais de equilíbrio trabalho-família.

Da Redação com DI Itaipu / Foto: Alexandre Marchetti  

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas