Itaipu e UNDESA fazem lançamento oficial de 17 estudos de caso sobre a Agenda 2030


- Por: Reciel Rocha

Itaipu e UNDESA fazem lançamento oficial de 17 estudos de caso sobre a Agenda 2030
O diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, falou sobre o trabalho da binacional

A Itaipu Binacional e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA) lançaram na manhã desta segunda-feira (9), na COP 25, 17 estudos de caso que cobrem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas. O lançamento ocorreu no Pavilhão dos ODS, espaço da UNDESA na Conferência Mundial do Clima, em Madri (Espanha).
 Para o subsecretário geral da UNDESA, Liu Zhenmin, que participou do lançamento, Itaipu é um exemplo mundial de como abordar a Agenda 2030. “A abordagem integrada da Itaipu em água e energia, bem como sua busca por soluções sustentáveis são, sem dúvida, inovadoras. A empresa é um exemplo de como as inter-relações entre água e energia podem ser trabalhadas para se atingir o desenvolvimento sustentável. É por isso que a UNDESA tem orgulho de sua parceria com a Itaipu”, resumiu. 
O subsecretário abriu o painel “Ampliar a ação climática através de soluções integradas em água e energia: cumprir com o Acordo de Paris e a Agenda 2030”, promovido pela Itaipu e UNDESA, durante a COP 25. Ele destacou que, apesar de a Agenda 2030 incluir metas explícitas sobre água e energia, 800 milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à eletricidade e 2 bilhões vivem em áreas de alto estresse hídrico. 
Ainda sim, o consumo de energia, até 2050, deve crescer 35% e o de água, 55%. O secretário-geral da ONU, António Guterres, tem enfatizado que, se os países quiserem atingir a neutralidade em carbono até a metade do século, a demanda por água deve crescer continuamente. E com as emissões de dióxido de carbono atingindo recordes históricos, o setor energético é peça-chave para enfrentar a mudança climática. 
“Os ODS 6 e 7 (água e energia, respectivamente), estão no centro da Agenda 2030, porque estão no centro da vida, no centro da ação humana. E esta aliança entre a Itaipu e a UNDESA é uma oportunidade estupenda de ver o ODS 17 (de parcerias públicas e privadas), na prática”, disse a alta comissionada do Governo da Espanha para a Agenda 2030, Cristina Gallach. 

Imprensa de Itaipu
Fotos: Romeu de Bruns/Itaipu

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas