ÍRIS DA PRAIA- As flores se abrem pela manhã e duram um dia.

ÍRIS DA PRAIA- As flores se abrem pela manhã e duram um dia.


- Por: Eliane Luiza Schaefer

ÍRIS DA PRAIA- As flores se abrem pela manhã e duram um dia.

Planta herbácea, pertence à família Iridaceae, nativa do Brasil, perene, rizomatosa, com 40-60 cm de altura e muito ornamental.

A família apresenta distribuição em quase todo o mundo, compreendendo mais de 70 gêneros e cerca de 1800 espécies, principalmente na África do Sul, Ásia e Europa. No Brasil são aproximadamente 120 espécies em 19 gêneros conhecidos.

Folhas laminares lanceoladas, decumbentes e brilhantes, em leque e originadas diretamente do rizoma.

Inflorescências em racemos curtos, terminais, sobre hastes de poucas flores brancas, perfumadas, com manchas amarelas e azul arroxeadas. Três grandes pétalas são mantidas na horizontal, enquanto três pequenas pétalas contrastantes são enroladas. Usada na decoração de jardins, formando maciços, bordaduras, ao longo de caminhos, muros, muretas e paredes. A Íris da Praia é muito cultivada em vasos e jardineiras.

Cuidados

Clima: Tropical. Não tolera o frio, prefere regiões quentes e úmidas.

Cultivada a meia sombra, solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso, drenável e irrigada periódicamente.

Propagação

Multiplica-se por divisão da planta e por mudas que se formam próximo a planta.

À medida que as flores morrem, novas plântulas crescem nas pontas das hastes da flor, pesando-as para baixo até que se dobrem para tocar o chão e formar raízes.

Cortar as hastes após as novas plantas formarem um sistema radicular saudável. Manter o solo úmido enquanto as novas plantas se estabelecem.

Fonte: floresefolhagens.com.br

 

Grande feira na Praça da Paz, entre os dias 22 a 25 de agosto.

Doando um 1kg de ração, você receberá uma muda de ORQUÍDEA e também contribuirá com os protetores de animais que estarão trabalhando no evento.

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas