Infectologista dá dicas de como se prevenir do Coronavírus


- Por: Reciel Rocha

Infectologista dá dicas de como se prevenir do Coronavírus
(Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil)

As medidas preventivas são os pilares para evitar o contágio; evitar dissiminar mensagens de alarme é importante nesta hora

1 – Não se renda a histeria e ao caos. Esta é uma situação que requer lucidez e objetividade.
2 – Proteja as pessoas com risco de adoecimento grave, como idosos e portadores de doenças crônicas.
3 – Use e abuse do álcool gel e da água e sabão para higienizar as mãos. Pode faltar álcool gel no comércio, mas água e sabão, todos tem.
4 – Use máscaras apenas se estiver tossindo, espirrando ou com o nariz escorrendo e suspeitar de uma doença infecciosa. Essa regra não vale para pessoas com rinite alérgica.
5 – Se você faz parte de algum grupo de risco, use máscara apenas se for circular por um ambiente muito cheio de pessoas.
6 – Se trabalha num serviço de saúde, ajude a organizar as coisas na instituição de forma a dar conta de atender da melhor forma possível a demanda que tende a aumentar.
7 – Proteja a equipe assistencial com o uso adequado de equipamentos de proteção individual e alerte para a importância da higienização das mãos.
8 – Vacinem-se contra a gripe e contra a pneumonia. Afinal, já são menos duas doenças pra se preocupar. Vale lembrar que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco têm acesso gratuito, pelo SUS.
9 – Seja parte da solução e não do problema.
10 – Profissionais e gestores de saúde, e pessoas com influência na mídia, não devem disseminar mensagens de alarme sem oferecer soluções claras para o enfrentamento da Epidemia. Quem faz isso não ajuda. Ao contrário, atrapalha.
Por favor, se cuidem. Não espalhem notícias falsas e colaborem com o bem comum. Não tenho sobrenome estrelado e atualmente dou aula de Medicina na UNILA. Já enfrentei epidemia de Dengue, Malária, Raiva Canina, Sarampo e H1N1 aqui na minha fronteira, junto com um grupo maravilhoso de profissionais. (site: Cris Loose Compartilha)

DRA. FLÁVIA TRENCH
Infectologista – CRM 12550 – PR

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas