Hotéis de Foz tem mais de 85% dos leitos vendidos no Carnaval


- Por: Jordan Moreira

Hotéis de Foz tem mais de 85% dos leitos vendidos no Carnaval
Ocupação dos quartos de hotéis de Foz do Iguaçu está acima de 85% no Carnaval 2020

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu espera uma ocupação acima da média no feriado prolongado do Carnaval 2020 - de 22 a 25 de fevereiro. Para o período, 85,14% dos leitos disponíveis já foram vendidos, revela pesquisa do Sindicato de Hotéis (Sindihoteis). O desempenho está um pouco acima do registrado no mesmo feriadão de 2019 (84,2%), quando a cidade registrou o recorde anual com mais de 2 milhões de turistas recebidos.
Foz do Iguaçu dispõe de uma rede hoteleira com aproximadamente 30 mil leitos distribuídos entre 180 estabelecimentos - hotéis, pousadas, hostals e albergues da juventude. "Nossa expectativa é de uma movimentação histórica", comemorou o presidente do Sindihoteis, Neuso Rafagnin. 
De acordo com o levantamento, os hotéis classificados com 4 estrelas estão com o maior volume de leitos reservados - 87,3% do total, seguido daqueles com 3 e 2 estrelas - 86,1% e 85,5%, respectivamente.
A pesquisa este ano incluiu, pela primeira vez, as reservas já solicitadas para as pousadas de Foz do Iguaçu. O segmento tem 83,9% dos leitos disponíveis já reservados. Os estabelecimentos com classificação 5 estrelas tem previsão de ocupação de 82,9%, aponta a enquete.
O levantamento indica que boa parte da ocupação dos hotéis no Carnaval tem origem no turismo nacional. De acordo com os dados, 84,8% das reservas foram feitas por brasileiros, enquanto 15,2% por estrangeiros de diversos países.

Histórico
"Em relação a ocupação de fevereiro, com o feriado do carnaval, esperamos que esse seja o primeiro feriado dos onze que vamos ter durante o ano de 2020. Será o maior carnaval de todos os tempos", disse Neuso Rafagnin. De acordo com ele, existe uma procura muito grande, haja vista ser um dos percentuais de maior ocupação dos hotéis desde o ano de 2010.
"Por tanto, na nossa imaginação, que é bastante fértil, deverá sem dúvida nenhuma bater recordes de visitação aqui nas Terras das Cataratas", afirmou. A expectativa do presidente do Sindihotéis é que a ocupação da rede fique entre 90% a 95%. "Então, é uma coisa que ainda não temos a exato, mas 86% a 90% já é garantido", completou.

Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas