Horto Municipal é reaberto ao público


- Por: Redação 1

Horto Municipal é reaberto ao público
Espaço recebeu nova estufa e melhorias em toda a estrutura; população poderá buscar mudas nas terças e quintas-feiras

A população de Foz do Iguaçu já pode buscar doações no Horto Municipal, que foi reaberto ao público nesta terça-feira (20). O espaço passou por uma ampla reforma realizada pela prefeitura e receberá, em breve, novas estruturas voltadas à educação ambiental.
O atendimento será às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 13h30. Os interessados assinam um termo de responsabilidade de plantio e cuidado com as mudas e a doação é registrada no sistema da Secretaria de Meio Ambiente. No ano passado (2020), mesmo com a pandemia, centenas de mudas foram entregues à população. 
A revitalização do Horto contemplou uma nova estufa, que multiplicará a capacidade de cultivo em mais de 10 mil mudas, bem como aumentará o tempo de vida das espécies. Isso significa que a população terá maior quantidade de mudas à disposição. 
“O Horto é um local muito procurado pela população para doação de mudas e também para a visitação. Em respeito a esse espaço que possui 43 anos de existência, fizemos uma grande revitalização para melhor atender ao público e ainda estamos trabalhando nas estruturas de educação ambiental, que terão um papel fundamental para o Município”, destaca a secretária de Meio Ambiente,  Ângela Meira. 

Melhorias
Foram reformadas as estruturas físicas, como a sala administrativa; refeitório; recepção; local para armazenamento de telhas usadas, que são reaproveitadas na contenção de canteiros de flores em áreas públicas e a revitalização do espaço de armazenamento de flores e mudas de árvores.
Foi instalada, recentemente, uma cisterna para captação de água da chuva, a fim de promover a sustentabilidade na irrigação das espécies cultivadas. O projeto integra o Programa Encontros e Caminhos junto à Itaipu Binacional e   contou com o apoio de trabalhadores do Patronato Municipal, que estão sendo reinseridos no mercado de trabalho e desempenhando atividades na manutenção do local. 
"O Horto Municipal é um espaço simbólico da preservação e  da valorização do meio ambiente em Foz do Iguaçu, além de ter o objetivo de ser um local de educação ambiental. Por isso, fizemos melhorias para deixar o Horto um ambiente ainda mais adequado e agradável para ser usufruído por toda a população da cidade", destacou o prefeito Chico Brasileiro. 

Trilha sensorial
Uma trilha sensorial e uma trilha por entre a mata estão sendo estruturadas como instrumentos de educação ambiental do Horto. Em breve, a comunidade poderá realizar os passeios guiados no local. As trilhas têm o objetivo de sensibilizar para as questões ambientais, em especial sobre a flora e fauna local e a inter-relação do homem e a natureza.

AMN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas