HMCC abordará a covid-19 e as diferentes atuações dos profissionais


- Por: Redação 1

HMCC abordará a covid-19 e as diferentes atuações dos profissionais

Pelo 14º ano, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) promove a Semana da Enfermagem, de 11 a 13 de maio. Neste ano, a exemplo de 2020, as atividades acontecerão de forma on-line e presencial, seguindo todas as medidas necessárias. A Semana tem como tema “Desafios da Enfermagem e as oportunidades do dia a dia” e é organizada pelo Departamento de Enfermagem da instituição.

Com a proposta de reflexão sobre o momento atual e o futuro, a live “Aspectos psicológicos dos profissionais da saúde em meio a pandemia e impactos futuros” abre a programação, na terça-feira, dia 11, às 19h30. O encontro on-line abordará o que a pandemia trouxe para os profissionais e como serão os momentos após, bem como as relações familiares e sociais. A conversa será mediada pelo diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, e participação do psiquiatra Dr. Ricardo Vinicius, do psicólogo, Thiago Reckziegel, e do gerente do departamento de enfermagem, o enfermeiro Otoniel de Oliveira. O evento será transmitido nas páginas oficiais do HMCC no Facebook e YouTube, e é aberto a todos.

Na quarta-feira, dia 12, no canal no YouTube do Hospital Costa Cavalcanti, será postada uma roda de conversa feita com enfermeiros de diferentes regiões do país e que atuam fora de hospitais. O bate-papo “Áreas de atuação da enfermagem” tem a proposta de apresentar aos profissionais as diversas maneiras que um Enfermeiro pode atuar, não só o ambiente hospitalar. Entre os presentes estão alguns que atuam em consultórios próprios, educação, desenvolvimento de aplicativos, entre outros.

Também no dia 12, músicas levarão mensagens de esperança e amor aos homenageados do centro hospitalar.
Encerrando a programação, na quinta-feira, dia 13, às 10h, o enfermeiro diretor da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, Roberto Doldan, participará de uma mesa redonda com os enfermeiros do Departamento de Enfermagem do HMCC, Otoniel Oliveira, Rafaela Leite e Solange Sbardelatti. O tema escolhido é “Cenário da pandemia da covid-19”. Devido aos cuidados que são necessários manter, o encontro é exclusivo para a enfermagem do centro hospitalar e acontecerá em diferentes momentos e turmas.

Durante os três dias de evento, a enfermagem do Hospital Costa Cavalcanti poderá participar de um momento “spa”, com sessões de quick-massage. “Os encontros reúnem bate-papo e troca de experiências. Foi uma programação pensada para que os profissionais possam se identificar e entender como agir daqui para frente. É pensar no seu trabalho, mas também na sua vida pessoal, cuidar de você”, disse o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini.

Segundo o gerente do Departamento de Enfermagem, Otoniel Oliveira, a Semana da Enfermagem ocorre como valorização do profissional. “Procuramos sempre propor atividades relacionadas as atividades desenvolvidas por eles. Estamos há um ano com a pandemia, com a enfermagem esgotada, com o psicológico abalado, e queremos ajudá-los, apoiá-los. Por isso eventos de reflexão e também de atuação”, afirmou

AI HMCC 

Foto: Divulgação/Net

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas