Governo estuda privatização do Parque Nacional do Iguaçu


- Por: Reciel Rocha

Governo estuda privatização do Parque Nacional do Iguaçu

O Diário Oficial da União publicou a resolução número 79 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, propondo a privatização do Parque Nacional do Iguaçu.
A portaria foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, e pela secretária do Programa de Parcerias e Investimentos, Martha Seillier. O parecer foi enviado à Presidência da República e a decisão final caberá a Jair Bolsonaro.
Além do Parque Nacional do Iguaçu, o parecer opina também pela desestatização dos parques nacionais de Jericoacoara (Ceará) e Lençóis Maranhenses (Maranhão).
A resolução alega “a necessidade de permitir que a administração pública federal concentre seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução das prioridades nacionais”, como também “ampliar as oportunidades de investimento e emprego no País e de estimular o desenvolvimento econômico nacional, em especial por meio de ações centradas na ampliação e na melhoria da infraestrutura e dos serviços voltados ao cidadão”.
Argumenta também “a necessidade de expandir a qualidade do serviço público de apoio à visitação, bem como serviços de apoio à conservação, à proteção e à gestão da unidade de conservação dos Parques Nacionais e de conferir aos projetos de relevo o tratamento prioritário previsto na legislação”.

Adelino de Souza Freelancer
Foto: Roger Meireles

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas