Gérberas, elas valorizam os jardins e os ambientes internos

Gérberas, elas valorizam os jardins e os ambientes internos


- Por: Eliane Luiza Schaefer

Gérberas, elas valorizam os jardins e os ambientes internos

 Gênero de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das  Asteraceae, a mesma do girassol e das margaridas.

As espécies que compõe o gênero são cultivadas em grandes quantidades pela suas flores, muito apreciadas em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores.

A gérbera é uma herbácea nativa que dificilmente supera 0,5 m de estatura, graças a sua resistência ao sol e florescem durante todo o ano,  muito usada na decoração de jardineiras.

Devido a apresentar abundantemente flores de várias cores, como vermelho, laranja, branco e amarelo, é muito comum que as gérberas sejam criadas  para a formação de arranjos e buquês.

Onde e como plantar

Devemos cultivá-la a pleno sol, a abundância de luz ajudará a planta a florir melhor e suas flores são de grande resistência e não se queimarão.

Outra vantagem da grande resistência, é o fato dela sobreviver bem aos invernos, o que facilita ainda mais a escolha do local para plantá-la.

Tipo de Solo

A prioridade no preparo do solo para essa planta é prover uma boa nutrição para manter a floração perene, para isto utilize adubo orgânico misturado à terra e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, que ajuda a produção de flores.

Uma característica secundária, porém importante em lugares de muita chuva, é a drenagem do solo, para que não se acumule muita água e isso não venha a favorecer a aparição de fungos, para aumentar a drenagem misture areia grossa à terra antes do plantio.

Como cuidar

Regue de forma a umedecer o solo regularmente, principalmente durante o início da vida da planta e em épocas mais secas do ano, sempre sem exageros.

Quando houver ramos, folhas ou flores mortas sobre a planta, realize uma poda de limpeza para mantê-la livre destes inconvenientes.

 

Fonte: http:  www.plantasonya.com.b

 

 

 

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas