Fresagem marca a etapa final das obras da Avenida Olímpio Rafagnin


- Por: Redação 1

Fresagem marca a etapa final das obras da Avenida Olímpio Rafagnin
Trabalhos na Avenida Olímpio Rafagnin estão na última etapa 

O secretário de Obras, Cezar Furlan, disse nesta semana, que  as obras da Avenida Olímpio Rafagnin já estão na fase final. "As obras estão em fase de fresagem de alguns pontos. E vai ser iniciado nos próximos dias, aquele trecho depois do pontilhão (trincheira) da saída da cidade que vai até o final da avenida. A parte da fresagem (remoção de cobertura asfáltica com defeito) está próximo ao Posto Gasparim", disse.
As obras, na região de Três Lagoas, foram paralisadas em 2016 pela Operação Pecúlio da Polícia Federal e foram retomadas pela prefeitura no final do mês de novembro. A avenida tem sete quilômetros de extensão e liga a região com a entrada de Foz do Iguaçu pela BR-227. O investimento na estrutura é superior a R$  8,6 milhões.
"A partir deste ponto já está vindo com as capas de pavimento", ressaltou o secretário em entrevista à Rádio Cultura. Após a remoção do asfalto antigo nestes pontos, começa a preparação da base, sub-base na parte final da via. A obra é considerada uma complexa por se tratar de uma região alagadiça, e muito aguardada por moradores e comerciantes da região.
"A obra está ocorrendo normalmente. A aplicação da capa asfáltica tem um peso muito grande, mas é feita rápido na aplicação. Acredito que passando esta fase da base e sub-base, vamos ter ela pavimentada com a primeira camada por toda extensão", destacou Cezar Furlan.
O secretário informou que as mudanças climáticas atrapalharam um pouco, mas os trabalhadores estão recuperando o cronograma. A previsão de conclusão dos trabalhos é neste mês de junho. "Ela ficou atrasada por um período, tem que ser colocado em dia, provavelmente teremos algum atraso devido a isso. As chuvas que também atrasaram um pouco".

"Nosso grande receio era estabilizar aquele solo, porque sempre foi bastante comentando, ali realmente é um lugar de solos moles (banhado)", ressaltou Furlan. De acordo com ele, técnicos de engenharia, junto com a empresa que está executando os trabalhos, tiveram no local e estabilizaram o solo. "Foi uma medida necessária para resolver este problema", concluiu.

Canteiro de obras
O grande volume de trabalhadores e equipamentos no trecho da avenida chamam a atenção de quem passa na região pela BR-277. Os trabalhos em todos a extensão dos sete quilômetros são intensos. Nas primeiras etapas foram realizados os serviços de drenagem e instalação do solo mole. Em seguida começou a execução de bases e sub-bases.
Na quarta fase, o trabalho será de pavimentação e na última o serviço de paisagismo. Entre os serviços previstos estão a recomposição de meio-fios, calçadas, ciclovias, galerias pluviais, pontos de ônibus, sinalização viária, paisagismo, a remoção do antigo pavimento e a execução de novas bases e sub-bases da via.
As obras integravam o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Os trabalhos no local foram paralisados em 2016 através da Operação Pecúlio da Polícia Federal que identificou irregularidades na execução.

Da Redação
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas