Foztrans leva educação no trânsito a alunos de escolas municipais


- Por: Redação 1

Foztrans leva educação no trânsito  a alunos de escolas municipais
Alunos da Escola Municipal Adele Zanotto Scalco participaram de atividades de educação no trânsito 

O Foztrans - Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu promoveu nesta semana atividades de educação no trânsito com os alunos da Escola Municipal Adele Zanotto Scalco, no Jardim Boa Esperança.

Aproximadamente 700 crianças, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de diversas ações envolvendo o tema. Da teoria à prática, os alunos acompanharam uma palestra sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito, como o uso correto da cadeirinha e do cinto de segurança, e a maneira correta de se comportar dentro do veículo. Também aprenderam sobre as sinalizações como o semáforo e a faixa de pedestres. 
Na sequência, os alunos foram para a prática. Com uma estrutura montada pelo Foztrans na quadra esportiva do colégio, eles tiveram a oportunidade de aplicar todo o conhecimento que adquiriram durante a palestra. No volante de um carro imaginário, as crianças passaram por semáforos, aprendendo e respeitando as cores verde, amarela e vermelha, e compreendendo também o papel da faixa de pedestre para fazer a travessia da via com segurança. 
“Essas atividades são uma parceria do Foztrans com a Secretaria Municipal de Educação e têm como objetivo atingir um público fundamental para o respeito no trânsito: as crianças e adolescentes. Eles não somente aprendem as regras e comportamentos adequados, como também levam esse conhecimento para os pais”, afirma o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos. 
Lizandra Bezerra da Silva, coordenadora da Escola de Trânsito do Foztrans, enfatiza a importância dessas atividades para contribuir com o conhecimento e a segurança no trânsito. “A educação começa por eles. Aqui, os alunos conseguem ver de perto, na teoria e na prática, como o trânsito funciona, as sinalizações e, principalmente, os cuidados que devem adotar para se manter seguros”.

Talita da Silva, de apenas 8 anos, garante que compreendeu todas as regras repassadas nas aulas. “Eu aprendi que precisamos ter atenção até mesmo ao passar por uma faixa de pedestre, e sempre olhar para os dois lados. Também aprendi as cores do semáforo: no verde posso passar, no amarelo preciso ter atenção, e no vermelho preciso esperar para deixar os carros passarem”, contou. 
A coordenadora explica que a ação de educação no trânsito nas escolas é contínua por parte do Foztrans. Basta a direção da escola entrar em contato para agendar um dia e receber a equipe e a estrutura do instituto. “É um trabalho de conscientização muito importante. A gente visa atingir, além dos alunos do ensino fundamental, o ensino médio também. A expectativa é de que essas crianças levem o aprendizado para a casa, até os pais, se tornando pequenos agentes fiscalizadores de trânsito”.

AMN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas