Foz tem o primeiro grupo de mulheres Promotoras Populares Legais da Fronteira


- Por: Reciel Rocha

Foz tem o primeiro grupo de mulheres Promotoras Populares Legais da Fronteira

A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu a visita das primeiras Promotoras Legais Populares da Fronteira, um grupo de mulheres, líderes comunitárias, que atuam no fortalecimento dos direitos humanos e no apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.
O grupo foi recebido pela diretora de proteção social especial Dayse Mara Bortoli, que também ministrou algumas aulas do projeto. “Nós, enquanto Secretaria, auxiliamos na divulgação, no apoio ao projeto e nas aulas, onde abordamos temas como a violência contra mulher, o tráfico de pessoas, as questões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros assuntos. O curso tem como objetivo preparar essas mulheres para atuar dentro das comunidades, como uma referência para orientar, encaminhar para os serviços ou pedir ajuda, porque num primeiro momento as mulheres vítimas de violência tem medo de procurar os órgãos de segurança”, explicou. 
Além de conhecerem toda a rede de proteção ofertada pelo município, as promotoras também visitaram os espaços de acolhimento, como o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher – e outros órgãos, como o Fórum de Justiça e a Delegacia da Mulher. As visitas fazem parte do processo final de formação do projeto, desenvolvido com apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e do Governo Municipal. 

AMN / Foto: Divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas