Foz tem 9 candidatos a prefeito e mais de 330 a vereador


- Por: Redação 1

Foz tem 9 candidatos a prefeito e mais de 330 a vereador
Sistema do TSE já tem registrado as nove candidaturas a prefeito e mais de 330 para vereador em Foz do Iguaçu

Começou neste domingo (27), o prazo para a campanha eleitoral dos candidatos às eleições municipais de 15 de novembro. Foz do Iguaçu tem os nove candidatos a prefeito aprovados em convenção partidária e mais de 330 candidatos as 15 cadeias na Câmara de Vereadores já inseridos na página de Divulgação de Candidaturas e Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A partir do pedido de registro, de acordo com o calendário das eleições de 2020, passa a contar o prazo de cinco dias para partidos, coligações, candidatos e Ministério Público pedir a impugnação de candidaturas. Além disso, qualquer eleitor pode encaminhar notícia da inelegibilidade de candidato (a prefeito, vice-prefeito ou vereador), que será juntada aos autos do respectivo encaminhamento.
De acordo com o serviço, os partidos e coligações encaminharam o pedido de registro de candidaturas, em ordem alfabética, de Aneocir José Lauermann, o Alemão (PCdoB), que terá como vice Diego Carvalho, além do advogado Cassio Lobato da coligação Endireita Foz (PV/Patriota), que terá como vice Ricardo Albuquerque.

O prefeito e candidato a reeleição Chico Brasileiro, foi inscrito pela coligação "O Trabalho Continua" (PSD/PSL/PSDB/PTB/MDB/PSC/PSB/SOLIDARIEDADE/PL), terá como vice Delegado Francisco Sampaio. Luiz Henrique Dias da Silva, do PT, terá como vice Marcello Arruda. Nelton Friedrich, da coligação A Foz do Povo (Rede/PDT/Cidadania), terá como vice Amilton Farias. 
O ex-prefeito Paulo Mac Donald, da coligação Quem Ama Cuida (DEM/Podemos/PP), terá como vice Bibiana Orsi. Ranieri Marchioro do PRTB, terá como vice Dr. Leila. Sidnei Prestes, da coligação Foz com Novas Idéias (PMN/Republicanos/PSL/DC), terá como vice o Pastor Murça e, Tatiana Fruet, da coligação Renova Foz (Pros/Avante), terá como vice Gustavo Tramontin.

Acompanhamento
No site do TSE, é possível ver ainda informações como o número de cada candidato (prefeito ou vereador), certidões apresentadas para registro, estado civil, escolaridade e profissão. Em uma análise do item "Renda informada", é possível reunir dados sobre o patrimônio de todos os postulantes no pleito de 15 de novembro.
Os nove candidatos a prefeito e vice de Foz do Iguaçu, juntos, totalizam patrimônios particulares que somam mais de R$ 28,1 milhões. A informação, que fica disponível para a consulta dos eleitores, de acordo com a legislação vigente é obrigatória no momento do pedido de registro da candidatura. 
No site, o eleitor pode constatar a relação dos bens, descritos individualmente, em casas, terrenos, veículos, contas bancárias, aplicações financeiras e cotas de participação em empresas. As informações sobre os bens devem ser coerentes com as declarações prestadas anualmente à Receita Federal para fins de apuração do Imposto de Renda.

Legislativo
De acordo com consulta no portal do TSE, no final da tarde de domingo (27), já foram confirmados 336 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu. O número de postulantes a uma cadeira no legislativo iguaçuense deverá aumentar nas próximas horas, uma vez que alguns vereadores que buscarão a reeleição, ainda não foram lançados no sistema.
Dos 15 titulares da atual legislatura, apenas Rudinei de Moura, do Patriota, anunciou que não tentará um novo mandato. Independente da finalização, o número de candidatos este anos já supera em mais de 15% o total de postulantes a Câmara de Foz do Iguaçu em 2016, quando 284 cidadãos colocaram o nome para avaliação dos eleitores nas urnas.


Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas