Foz registra mais 490 casos de covid-19  e ultrapassa 2 mil infecções pela doença 


- Por: Redação 2

Foz registra mais 490 casos de covid-19  e ultrapassa 2 mil infecções pela doença 
Do total de casos ativos, 1.481 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 11 estão internadas; unidades de saúde estão lotadas (Foto: Foto: Roger Meireles )

Foz do Iguaçu confirmou nesta quinta-feira (13) mais 490 casos positivos de covid-19, atingindo um total de 2.43 infecções pela doença, registradas desde o dia 1° de janeiro. Os dados foram compartilhados pela Vigilância Epidemiológica, que a evolução da pandemia no município. 
Do total de casos ativos, 1,481 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 1 estão internadas. Nestas duas primeiras semanas de 2022, apenas um óbito foi registrado. A ocupação de leitos de UTI segue estável. Dos 40 espaços disponíveis, 12 estão sendo utilizados. 
Em contrapartida, os leitos de enfermaria já estão saturados. Atualmente, 33 pessoas estão em tratamento, para apenas 25 espaços. A ocupação atual é de 132%. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estão lotadas com alta demanda de atendimento. 
Por conta da grande procura por testes de coronavírus, a Prefeitura Municipal já estuda expandir os postos de teste para seis escolas. No momento, são referências para pessoas com sete unidades do Porto: UPA do Morbi, UBSs Padre Ítalo, no Meira; Cidade Nova, Lagoa Dourada, Jardim São Paulo I, Morumbi II e Jardim Jupira. 
Para que não haja filas e aglomerações, a orientação é que os pacientes busquem primeiro o Plantão Covid, por meio dos telefones 0800-6455655 (ligação gratuita) ou 3521-1800 (ligação e whatsapp), para fazer o agendamento.
Caso o teste para covid-19 dê positivo e pessoa são sintomas como tosse, febre, a orientação é permanecer em isolamento domiciliar pelo período de dez dias. Se estiver sem sintomas, o paciente pode cumprir o isolamento de sete dias a partir da coleta do exame. 
O protocolo, repassado pela Secretaria Estadual de Saúde, determinado ainda o isolamento de cinco dias para contatos próximos de casos confirmados de covid e a realização de teste rápido ao 5° dia. Com o resultado negativo, o contactante poderá sair da quarentena, mantendo outros cuidados até o 10º dia.
A pessoa de prevençãocumprir a determinação de isolamento cumulativamente com o Decreto Municipal nº 27.981, de 20 de março de 2020

mortes em Foz. Manter a máscara mais bem ao rosto, o distanciamento social e fazer uma higiene frequente das mãos continuam sendo como principais de prevenção da doença.
A imunização com as três doses das vacinas Pfizer, Coronavac e AstraZeneca; e duas doses da Janssen são a única maneira de evitar a forma grave e óbito pelo coronavírus. Quem ainda não completou o esquema vacinal pode procurar umas das 29 UBSs sem necessidade de agendamento. 
Vacinas para crianças chegam nesta sexta ao Paraná 
O Brasil, na madrugada de quinta (13), o primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNtech contra Covid-19 para imunização de crianças. A remessa com 1,2 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O Paraná deve hoje (14) receber cerca de 60 mil vacinas para crianças com idades entre 5 e 11 anos. Assim que chegarem, as doses serão atendidas ao Centro de Medicaepar do Paraná e descentralizadas com agilidade.
A imunização vai cumprir diretrizes semelhantes às dos adultos. Serão crianças iniciadas com pessoas com comorbidade e deficiência permanentes, seguidas de indígenas e quilombos, como que vivem em risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem de aumento de idade: iniciando pelos 11 até chegar aos 11 5 anos.
Enquanto aguardava a chegada dos imunizantes, o trabalhador da Saúde de Foz passarão neste sábado (15) por uma capitação para a aplicação das vacinas. A formação é prima pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de Imunização (PMI).

Da redação 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas