Foz ganhará sistema de radiocomunicação digital


- Por: Redação 1

Foz ganhará sistema de radiocomunicação digital
Rádios serão instalados em toda a área de fronteira entre o Paraná e o Paraguai 

Foz do Iguaçu ganhará um sistema de radiocomunicação digital, que será instalado na faixa de fronteira com o Paraguai. A implantação dos novos equipamentos começou nesta semana e percorrerá diversas cidades do Paraná. O material foi adquirido com um investimento de R$ 13 milhões, oriundos de patrimônios apreendidos do tráfico de drogas e leiloados pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Droga. 
Os rádios trarão melhor dinâmica, segurança e rapidez no trabalho dos agentes de segurança que atuam na região, no âmbito da Operação Hórus Sul, que faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia). Desde abril de 2019 a iniciativa atua no combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças brasileiras.

O trabalho de instalação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), e deve ser concluído em três meses. 

“As obras terão início pelo município de Querência do Norte e, em até três meses, serão instaladas nas cidades de Altônia, Terra Roxa, São José das Palmeiras, Matelândia e Foz do Iguaçu. Esse sistema proporcionará a comunicação e a interoperabilidade de excelência entre diversos agentes de segurança pública que atuam na região”, explicou o coordenador-geral de fronteiras da Seopi, Eduardo Bettini. 
Atualmente a comunicação entre as equipes de segurança que trabalham nas regiões de fronteira entre Brasil e Paraguai acontece por meio de telefones celulares, Porém, como em muitos locais não há a cobertura de operadoras, a troca de informações fica prejudicada, por isso há necessidade de melhorias. 

Da redação
Foto: divulgação 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas