Foz do Iguaçu vive expectativa por mais flexibilização das normas contra a covid


- Por: Redação 1

Foz do Iguaçu vive expectativa por mais flexibilização das normas contra a covid
População aguarda com expectativa novas flexibilizações nas medidas restritivas da pandemia

O avanço na vacinação contra o coronavírus (covid-19), com quase 70% da população adulta completamente imunizada, e a queda nos indicadores da doença fizeram aumentar a expectativa para uma nova e ampla flexibilização das medidas restritivas em Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira (15), deve ser autorizada a volta dos chamados "bailões" com algumas restrições.
As restrições como estratégia para evitar a propagação do coronavírus foram intensificadas no primeiro semestre de 2021, com o fechamento das atividades econômicas não essenciais. Os primeiros meses do ano foram os que registraram os índices mais altos de novos casos e óbitos por conta da doença. 
A partir de junho e julho os indicadores apresentaram redução, amparados no avanço da campanha de imunização. Até a segunda-feira (11), Foz do Iguaçu havia recebido mais de 414,7 mil doses de vacinas, sendo que deste total, mais de 335,4 mil haviam sido aplicadas - mais de 126,1 mil pessoas já receberam a imunização completa (duas doses ou dose única). A cidade contabiliza ainda cerca de 4,6 mil pessoas com a dose de reforço.
"Vai ter uma flexibilização nos protocolos", adiantou ontem o secretário de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli. "Vai ser autorizado para baile com algumas restrições, inclusive com as vacinas, que precisam estarem em dia. Os eventos corporativos não terão alterações", adiantou. Até o fechamento da edição ainda não haviam sido definidas as flexibilizações, que deverão entrar no próximo decreto municipal.

Casos e óbito
A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou, nesta quarta-feira (13), 33 novos casos de covid-19, totalizando 44.663 registros da doença no município desde o início da pandemia. No acumulado de outubro, são 376 novos casos - média de 28,92 por dia. Do total de infectados, 43.363 moradores já estão recuperados - média acima de 97%.
Dos 33 casos divulgados ontem, 17 são mulheres e 16 homens, com idades entre um e 65 anos. Todos estão em isolamento domiciliar, informa a Vigilância Epidemiológica. Do total de casos ativos da doença em Foz do Iguaçu, 128 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 30 estão internadas.
O município registrou ainda ontem mais um óbito em consequência da covid-19. A vítima é um homem de 47 anos. No acumulado do mês, são oito mortes por conta da doença - média de 0,51 por dia. No total, a cidade registrou 1.142 vida perdidas pela doença desde o início da pandemia - taxa de letalidade de 2,56%.


Da Redação / Foto: Roger Meireles
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas