Foz do Iguaçu tem aproximadamente 60 mil veículos com placas do Mercosul


- Por: Redação 1

Foz do Iguaçu tem aproximadamente 60 mil veículos com placas do Mercosul
Pouco depois de dois anos de vigência da Placa do Mercosul, Foz do Iguaçu tem aproximadamente 60 mil veículos com o novo modelo

A padronização das placas automotivas do Mercosul completou em dezembro do ano passado, dois anos de vigor no Paraná. Nesse período, aproximadamente 60 mil proprietários de veículos com endereço em Foz do Iguaçu fizeram a substituição do modelo antigo. A maioria é devido a obrigatoriedade no caso de compra ou venda de usados. Os novos emplacamentos somam mais de 17,7 mil, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (Detran-PR).
A nova placa para veículos do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) é obrigatória nos casos de primeiro emplacamento e transferência de veículo com troca de município e estados do país. Também em caso de alteração de dados como a troca de categoria ou de espécie para coleção, mudança de município e registro de outro estado. 
O Detran orienta a conversão para o novo modelo em casos de dano, roubo, extravio, furto ou necessidade de segunda placa traseira. A Placa Mercosul está em vigor no estado do Paraná há pouco mais de dois anos. Começou a valer em 17 de dezembro de 2018. Em Foz do Iguaçu, foram aproximadamente 60 mil placas Mercosul solicitadas e autorizadas.  
De acordo com a do Detran, não é possível precisar o valor exato em função de que alguns processos de alteração de dados não são computados. "Não temos como saber se o veículo já tinha a Placa Mercosul ou se essa alteração no documento gerou uma nova placa", informa a Assessoria de Comunicação Social (ACS). 
"Em Foz do Iguaçu, 17.734 com certeza geraram a nova placa pois são de primeiro emplacamento", diz a nota do órgão. A mesma situação, segundo a ACS, é verificada em relação aos números relacionados aos veículos emplacados no Estado. 

Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas