Foz recebe novo lote e avança na campanha de imunização da Covid-19


- Por: Redação 1

Foz recebe novo lote e avança na campanha de imunização da Covid-19
Prefeito Chico Brasileiro e a secretária Rosa Jerônymo receberam de Betro Preto o novo lote de vacinas no Aeroporto de Foz do Iguaçu

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) recebeu, na manhã deste domingo (24) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o segundo lote de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, foram entregues 2.460 doses pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto. O imunizante permite ao município avançar na campanha de imunização dos grupos prioritários.
O novo lote, entregue a Secretária Municipal da Saúde, Rosa Maria Jerônymo e a Chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, é composto do imunizante AstraZeneca, produzido pelo laboratório de mesmo nome e a Universidade Oxford. Com isso, Foz já recebeu 5.653 doses, somando as 3.193 de CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, recebidos na última semana. 
 "A chegada das novas doses significa a renovação da esperança. Cada dose é vida imunizada e salva", ressaltou Chico Brasileiro. O prefeito lembrou que a cidade está enfrentando a doença há quase um ano e todos os dias são necessárias atitudes como aumentar o número de leitos especiais e se preocupar com a vida das pessoas. 
"Receber essa vacina, que vai garantir vida e tranquilidade as pessoas, é algo extraordinário que emociona a todos. Estamos com muita esperança de que vamos vencer esta pandemia", disse. Na quarta (20), devido uma reinfecção de Covid-19, Chico não esteve na chegada do primeiro lote, por isto fez questão de receber as vacinas. E se emocionou duplamente.
 Para o prefeito, não há retomada completa da economia local, nacional e mundial sem a vacinação. "Foz do Iguaçu precisa muito que os outros países também sejam imunizados, porque grande parte dos turistas são estrangeiros e eles estando imunizados lá, com certeza virão para cá", completou.

Campanha
Nos primeiros três dias, as equipes da Secretaria de Saúde vacinaram 1.196 pessoas contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu. Entre os prioritários estão profissionais da linha de frente no tratamento e os idosos abrigados em casas de repousos - todos os 90 idosos do Lar dos Velhinhos já foram vacinados. 
Em 25 dias, os primeiros vacinados receberão a segunda dose do imunizante. Até a sexta (22), foram no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (457 profissionais), Hospital Ministro Costa Cavalcanti (251), Hospital da Unimed (107), Lar dos Velhinhos (90), Unidade Básica de Saúde Padre Ítalo (82), Casa de Repouso Novo Gileade (55), Residência Inclusiva (44) e Siate (32).
A meta até maio é vacinar aproximadamente 47 mil pessoas dos chamados grupos prioritários como prevê os planos estadual, federal e municipal de imunização. O Paraná espera vacinar quatro milhões de pessoas até o mês de maio.

Segunda etapa
De acordo com a secretária de Saúde, Rosa Jerônymo, o novo lote de vacinas faz parte da segunda fase do plano nacional de imunização. "Agora vamos priorizar os idosos com mais de 75 ou acima de 80 anos", disse. Nesta segunda (25) será realizada uma capacitação aos profissionais que farão as aplicações das vacinas nas unidades de saúde. 
"Essa capacitação seria somente para a Coronavac, mas vai ser incluída a AstraZeneca", disse Rosa. As equipes da Secretaria de Saúde continuam vacinando os profissionais da linha de frente dos hospitais e do Siate. Os profissionais do Samu e os idosos institucionalizados já foram vacinados.
 

Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas