Está difícil


- Por: Redação 1

Está difícil

A Aneel autorizou a Copel a reajustar em 1,58% a tarifa de energia elétrica residencial a partir do dia 24 de junho. Dos clientes da estatal, os residenciais representam 82,3% do total de consumidores atendidos. 

Absurdo
Acreditem. Em plena alta dos combustíveis e com o novo, nem tão novo assim, sobre mobilidade urbana há quem é contrário à implantação de ciclovias em Foz do Iguaçu. O caso da planejada na Avenida General Meira. 

Dá para entender?
Depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) articulou a instalação da CPI da Petrobras, o ministro Paulo Guedes (Economia) acusou o BNDES de tungar R$ 40 milhões do tesouro nacional.

Aprovado
A presidente da Associação de Moradores do Bubas, Maria Lúcia Batista, afirmou que as 27 famílias que construíram suas casas no meio das ruas ou muito próximo às vias, concordaram em ser removidas para um local próximo a área no Porto Meira. Até serem assentadas, devem receber aluguel social. 

Cursos técnicos
Das oito mil vagas em 40 cursos técnicos nos colégios estaduais do Paraná, quatro escolas de Foz do Iguaçu oferecem sete cursos: Barão do Rio Branco (segurança do trabalho, administração), Ulysses Guimarães (recursos humanos e transações imobiliárias) e Colégio Agrícola (meio ambiente, guia de turismo e química). As matrículas terminam nesta quinta-feira, 23. 

Pacto
O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o senador Alvaro Dias (Podemos) selaram um pacto de não agressão. O acordo prevê que tanto eles quanto seus respectivos aliados evitem atirar um no outro durante a campanha, quando ambos almejam concorrer ao Senado. No início de junho, a esposa do ex-juiz, Rosângela Moro, acusou o senador de ter “ferrado” o próprio irmão e de não “largar o osso” da candidatura ao Senado. 

Em pré-campanha
Moro começou neste último domingo a se apresentar para os eleitores. Em um restaurante de Curitiba, conversou com os clientes e amigos.  O presidente da Associação de Bares e Restaurantes do Paraná, Fábio Aguayo, gravou um vídeo. “Ele voltou, e para ficar, para defender nosso Estado e nos representar”, anunciou. “É isso aí, salve, um abraço para todo mundo, estou aqui no Restaurante Paraguassu, muito bom aqui, poder retornar, tivemos aqui até o oferecimento de um almoço de graça aqui, por conta da casa”, brincou Moro.

Amigo Secreto
O documentário "Amigo Secreto", que conta a história da "Vaza Jato", estreou nos cinemas brasileiros com um público de 4,7 mil pessoas e uma bilheteria de R$ 107 mil.  Dirigido por Maria Augusta Ramos, a mesma de "O Processo" - que mostra os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff -, o longa foi o oitavo mais assistido entre os dias 16 e 19. A produção debate a troca de mensagens entre Sergio Moro e os procuradores da operação Lava-Jato.

Não é campanha
A ministra Maria Claudia Bucchianeri (TSE) rejeitou uma ação do PL que pedia a condenação do PT e do ex-presidente Lula por propaganda eleitoral antecipada, por conta do evento "Psol com Lula 2022", ocorrido no dia 30 de abril.

Zero Plástico
O Ministério do Meio Ambiente do Canadá vai proibir empresas de importar ou fabricar sacolas plásticas e caixas de isopor. A nova regra também prevê a proibição da venda das embalagens feitas com o material até o final do próximo ano e de sua exportação até o final de 2025. Visando uma política de “zero plástico” até o fim da década, o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, tem prometido desde 2019 que seu governo eliminaria gradualmente a produção e o uso de itens de plástico difíceis de reciclar. 

Vamos investigar
"A CPI dos Combustíveis investigará também o impacto nos preços pelo endividamento da empresa, modelo tributário, sonegação fiscal e benefícios corporativos. Isso, além do modelo de gestão. Será esclarecedor para o consumidor que é o acionista majoritário da Petrobras", do deputado Ricardo Barros (PP), líder do Governo no legislativo federal.

Centro dos debates
"Os números relativos ao empreendedorismo no Brasil são muito eloquentes e servem de balizas seguras para que o país tenha esse tema no centro dos debates nessa próxima eleição. Do universo total de empresas, 99% delas são vinculadas ao segmento das micro e pequenas empresas. Perto de 30% de toda a riqueza gerada no Brasil é resultado da atividade desse segmento. No quesito emprego, uma das maiores preocupações dos brasileiros, na atualidade o setor é insubstituível. Das 2,7 milhões de vagas abertas no ano passado, 80% foram oportunidades criadas entre os pequenos negócios" - do presidente do Sebrae, Carlos Melles. (foto 9)

Jumentada
O prédio da Câmara dos Deputados ficou iluminado em apoio às ações de combate ao abate de jumentos. Os animais correm risco de extinção para atender à demanda internacional por um produto chamado ejiao, produzido a partir do colágeno da pele de jumentos. De acordo com o IBGE, entre 2011 e 2017 houve uma queda populacional de 38% entre esses animais.

Vagas
O Ministério da Educação informou que a segunda edição do Sisu oferecerá 65.932 vagas para ingresso em 73 universidades públicas. São mais de dois mil cursos de graduação. As inscrições serão abertas em 28 de junho e podem ser realizadas até 1º de julho. Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica.

Abriu mão
Eduardo Leite (PSDB) anunciou que renunciou à pensão que recebia como ex-governador do Rio Grande do Sul. Desde que deixou o cargo em abril, Eduardo Leite recebia como “remuneração de ex-governador” ou “subsídio” e, segundo anunciou no seu perfil no Instagram, “abriu mão do direito” dessa pensão agora que vai tentar oficialmente voltar a ser governador. 

Em 24 horas
O ministro Alexandre de Moraes (STF) deu prazo de 24 horas para que plataformas de redes sociais efetuem o bloqueio dos perfis do PCO. A medida já havia sido determinada  na semana passada, mas as seis plataformas sociais (youtube, google, facebook, instagram, twitter, telegram e tiktok) recorreram da decisão monocrática de Moraes. O PCO classificou a decisão como “oposição a liberdade de expressão”.

Vai parar
A ofensiva dos caminhoneiros contra o governo e a gestão de preço de preços dos combustíveis pela Petrobras ganhou força depois das declarações dos presidentes Jair Bolsonaro e Arthur Lira (Câmara dos Deputados) sobre a CPI da estatal. “O País vai parar naturalmente, por não ter mais condições de rodar”, disse o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, conhecido como Chorão Caminhoneiro.

Despejos
Mais de 100 mil pessoas que vivem em ocupações irregulares no Paraná podem ser alvos de despejo a partir do dia 30 de junho. A data tem relação com o fim dos efeitos de medida aprovada pelo STF que proibiu o cumprimento de mandados de reintegração de posse durante a pandemia de coronavírus. A estimativa de pessoas afetadas foi divulgada  pela Defensoria Pública do Estado do Paraná.

Rápido no gatilho
O Paraná é o segundo estado mais rápido para se abrir uma empresa. Com destaque para as cidades de Curitiba, Pinhais, Foz do Iguaçu e Sarandi. O Mapa das Empresas, ranking do Ministério da Economia que disponibiliza informações a quem quer empreender, aponta que nos quatro primeiros meses de 2022 a abertura de um CNPJ no Paraná levou em torno de 18 horas.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas