Escolas e organizações da sociedade civil de Paraná recebem cerca de 90 mil livros de literatura infantil

As secretarias municipais de Educação e OSC’s (organizações da sociedade civil) de Paraná receberam 45.249 kits literários do programa Leia com uma criança, do Itaú Social, totalizando 90.498 livros. As obras valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas.

Cada conjunto literário é composto pelos livros “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, da Editora Companhia das Letrinhas, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, da Editora Panda Books, com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.

As inscrições ocorreram entre os meses de agosto e setembro. As secretarias de Educação e OSC’s puderam solicitar um kit para cada criança matriculada ou atendida.

Pelo Brasil, a edição de 2022 da campanha alcançou mais de 1 milhão de crianças em 659 municípios, sendo que 74% deles (487) estão entre os mais vulneráveis do país, considerando indicadores relacionados à qualidade da educação, demografia e contexto social. Além disso, foram distribuídos 8.964 exemplares em formato acessível ou braile.

Sobre o programa

Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” – antigo Leia para uma criança – já distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância.

Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *