É preciso tomar alguns cuidados para juntar sala e cozinha em apartamento


- Por: Reciel Rocha

É preciso tomar alguns cuidados para  juntar sala e cozinha em apartamento
Nas paredes, é possível combinar texturas que caem bem em ambos os espaços

No dia a dia, os dois ambientes são utilizados para finalidades bastante distintas

Com a tendência de apartamentos cada vez mais compacto, os arquitetos, os engenheiros e os próprios moradores buscam novas formas de aproveitar melhor os espaços da casa. Entre as soluções encontradas, uma que se tornou tendência é a integração da cozinha com a sala, buscando criar um espaço de convívio ideal para receber convidados.
Mas é preciso ter cuidado para juntar esses ambientes, uma vez que, no dia a dia, eles serão utilizados para finalidades bastante distintas. Separamos algumas dicas para você acertar na obra e na decoração e receber seus convidados com conforto e praticidade.

Segurança em primeiro lugar
Se a sua obra inclui alterar ou remover partes estruturais do apartamento para juntar os ambientes, é fundamental que antes você converse com a construtora e peça uma avaliação a um engenheiro. Ele te ajudará a apontar quais pontos podem ser retirados e também se será preciso algum reforço estrutural.

Integração do piso ao teto
Além da união estrutural dos espaços, é preciso pensar uma decoração adequada para manter uma harmonia visual entre os cômodos, tanto nas paredes como no piso. No caso do piso, lembre-se que a cozinha tem prioridade porque demanda um cuidado maior com a higienização. Por isso, opte por um acabamento lavável e mais resistente aos produtos de limpeza.
Nas paredes, é possível combinar texturas que caem bem em ambos os espaços. Acabamentos em cimento queimado, com tijolos expostos ou madeira, por exemplo, dão um toque rústico e  refinado aos dois ambientes.

Delimitando o espaço
Ainda que integrados, os dois espaços precisam deixar bem definidos seus limites. Uma ilha colocada na divisa da cozinha com a sala é uma ótima opção, oferecendo um espaço multifuncional. Ela pode receber um cooktop e servir de base para as atividades culinárias, ou como mesa para realizar uma refeição rápida.
O balcão também é uma boa opção para receber convidados e servir bebidas e aperitivos. Sentados, eles podem acompanhar confortavelmente a preparação do prato principal e interagir.

Proteja a mobília
Sem barreiras físicas como paredes e janelas entre o fogão e os móveis da sala, é preciso investir em alternativas para evitar que resquícios de óleos acumulem-se sobre sua mobília. Procure uma boa coifa ou depurador, com uma alta capacidade de sucção.
Além de preservar os móveis, esse acessório ajuda a evitar o cheiro de fritura ou comidas com tempero forte no ambiente. Outra boa opção é a airfryer, panela elétrica que frita alimentos sem o uso de óleo e fogão.

Decoração
Uma dica é apostar em móveis mais confortáveis e arrojados para a sala e peças mais funcionais para a cozinha. Com os dois ambientes conectados, vale a pena investir um pouco mais em cadeiras e armários mais elegantes.
Se a cozinha tiver poucos armários, apostar em utensílios bonitos à mostra também é uma boa forma de decorar o ambiente. Foque na funcionalidade: um jogo de panelas bonito, mas pouco usado, só irá ocupar um espaço que poderia ser melhor aproveitado.

Reportagem: Blog da Precon
Fotografia: Divulgação

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas