Duas pesquisas sobre intenções de votos esquentam campanha em Foz


- Por: Redação 1

Duas pesquisas sobre intenções de votos esquentam campanha em Foz
Resultados das pesquisas poderão ser divulgadas a partir desta quinta-feira, 22

A realização e divulgação de pesquisas de intenção de voto para prefeito vai movimentar, durante a semana, os bastidores das eleições municipais em Foz do Iguaçu. De acordo com o site de controle de pesquisas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dois institutos registraram os levantamentos na sexta-feira (16). A maioria dos candidatos aproveitou o final de semana para conquistar votos dos eleitores.

As primeiras pesquisas das eleições 2020 em Foz do Iguaçu foram registradas pelos institutos Vox Data Pesquisa e Assessoria e Opinião Pesquisa e Assessoria. A divulgação dos resultados poderá ocorrer a partir da quinta-feira (22), segundo os institutos informaram ao TSE. As estatísticas ajudam os coordenadores a definir os rumos das campanhas.

O Vox Data informou que irá entrevistar, até dia 18 de outubro (domingo), 800 eleitores sobre a intenção de voto deles para prefeito no dia 15 de novembro. A divulgação dos números poderá ocorrer a partir do dia 22, com margem de erro de 3,44% e nível de confiança é 95%. A pesquisa foi contratada por R$ 10 mil pelo próprio instituto e tem como estatístico Augusto da Silva Rocha.
O Instituto Opinião Pesquisa e Assessoria também irá entrevistar 800 eleitores do dia 18 a 20 de outubro (domingo a terça-feira, respectivamente). Além da coincidência no total de questionário a ser aplicado, o instituto também poderá divulgar os dados a partir do dia 22. 

O levantamento foi contratado pelo Três Foz Studio FM Rádio Via Internet / Band FM Foz, ao custo de R$ 12,5 mil. A margem de erro prevista é de 3,44% e o nível de confiança é 95%. O estatístico indicado pelo instituto é Augusto da Silva Rocha, o mesmo contratado pelo Vx Data.

Campanha
As eleições municipais de Foz do Iguaçu são disputadas por nove candidatos. A maioria aproveitou o final de semana para ir a campo. O prefeito e candidato a reeleição, Chico Brasileiro (PSD) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, cumpriram agenda no Porto Meira. Os dois foram acompanhados pelo candidato a vice, Delegado Francisco Sampaio e postulantes à Câmara.
"Nos últimos anos, esta região recebeu diversos investimentos em obras de drenagem, asfalto, reforma de escolas e construção de novos Cmeis (creches) entre outras  ações, e ainda há muito a ser feito", comentou Chico Brasileiro. Que completou: "O trabalho continua porque Foz não pode parar".

Centro
O ex-prefeito Paulo Mac Donald (Podemos), aproveitou o sábado para uma caminhada pela Avenida Brasil, "linda, histórica e emocionante. Agradeço pelas manifestações de apoio de quem estava no comércio ou transitando", disse ele, acompanhado da vice Bibiana Orsi e candidatos a vereadores da coligação.
Mac Donald disse que a agenda foi marcante também e o entusiasmo de cada um dos companheiros. "Tenho vivido experiências incríveis de apoio para voltar à prefeitura e cumprir a minha missão. Muito obrigado a todos que estão nessa luta e aos que estão se unindo pelo bem do povo de Foz do Iguaçu", completou.


Ronildo Pimentel / Foto: arquivo
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas