Doenças genéticas em cães

Doenças genéticas em cães


- Por: Redação 2

Doenças genéticas em cães

Doenças genéticas ou hereditárias, podem afetar o PET sem aviso prévio. A incidência desses  problemas, são mais  elevadas em cães  do que em gatos. Isso se deve às seleções artificiais feitas para criar ou “aperfeiçoar” uma raça, propagando os genes que carregam alguma doença.
Confira abaixo algumas delas. 
-Displasia coxofemoral em cães
Os cachorros acometidos na maioria das vezes sentem muita dor e desconforto, especialmente para andar, e os movimentos ficam bastante limitados. É um quadro que costuma afetar principalmente as raças de cachorros grandes, como Labrador, Rottweiler, Golden Retriever, Pastor Alemão e Pitbull.
-Dermatite atópica canina 
Esse é um tipo de alergia em cachorro considerado bastante comum e que se propaga de forma genética. Isto é, filhotes de outros cães que apresentam quadros de dermatite canina costumam desenvolver a mesma condição, sendo que as raças mais afetadas geralmente são: Shih Tzu, Lhasa Apso, Labrador, Maltês e Bulldog Francês. 
 -Hipotireoidismo
Trata-se de uma doença endócrina que incide na baixa produção de hormônios da tireoide. Esses hormônios, por sua vez, são os responsáveis por regular o nível de energia do cachorro e pode afetar significativamente a qualidade de vida e bem-estar dele. Dentre os principais sintomas do hipotireoidismo em cães, destaca-se o ganho de peso, sedentarismo, intolerância ao frio e a exercícios físicos. As raças de cachorro mais predispostas a essa condição são Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle e Boxer.


Clínica veterinária Foz Pet
Conforto e segurança para seu bichinho de estimação
 (45) 3572-6899
(45) 99804-5000

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas