Diretores de Itaipu participam da Reunião de Altos Executivos de Comissão de Integração Energética


- Por: Redação 1

Diretores de Itaipu participam da Reunião de Altos Executivos de Comissão de Integração Energética

Uma comitiva de executivos do setor elétrico brasileiro está na Cidade do Panamá, no Panamá, para participar da 56ª edição da RAE - Reunião de Altos Executivos da Comissão de Integração Energética Regional (CIER). No encontro, representantes dos países que integram a CIER discutirão o tema “O futuro não deve ser evitado, deve ser planejado”.  Esta é a primeira vez que integrantes tanto do Ministério de Minas e Energia quanto do Ministério das Relações Exteriores participam de um evento da Comissão. 
Fazem parte do grupo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, que é presidente do Bracier – comitê brasileiro da CIER; o diretor técnico executivo, Celso Torino, que ocupa o cargo de vice-presidente de Geração do Bracier; e Juliano Portela, assistente da Diretoria Técnica e secretário executivo do Bracier.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo César Magalhães Domingues, ministrou presencialmente uma palestra na segunda-feira (22), com o tema “Oportunidades de integração energética e intercâmbio de energia do Brasil com os países vizinhos”. O embaixador Alex Giacomelli da Silva, diretor do Departamento de Promoção de Energia, Recursos Minerais e Infraestrutura do MRE, teceu considerações a respeito da importância da integração regional para o Brasil.
Ao longo da semana, acontecem diversos encontros nacionais bilaterais do Bracier com países específicos, para verificar oportunidades de incentivo à integração regional. Na terça-feira (23), o diretor-geral brasileiro e Maximiliano Orfali, presidente da Copel Distribuição e atual presidente da CIER, presidiram a cerimônia de entrega do I Prêmio CIER de Inovação - que teve importante apoio do Bracier. 
Para Torino, essa participação é uma “clara demonstração do interesse brasileiro na integração energética com seus vizinhos e de apoio ao Bracier, sob presidência do general Ferreira”.
A comitiva brasileira inclui também o engenheiro Tulio Alves Machado, diretor executivo da CIER; Antonio Augusto Gonçalves, representante da Eletrobras; e Ubirajara Brum da Silva, secretário executivo adjunto da CIER. 

RAE
Esta edição da Reunião de Altos Executivos da CIER está debatendo os temas “Acesso Universal, Geração Distribuída e Microrredes Rurais”, “A Gestão de Empresas Eléctricas frente à Indústria 4.0”, “Eletromobilidade, Rua Elétrica e Redes Inteligentes”, “Transição Energética e Hidrogênio Verde”, “O Setor Elétrico e seu Papel na Recuperação Verde da Economia”, entre outros. 
A CIER é uma organização regional internacional, reconhecida por governos, de duração ilimitada e sem fins lucrativos que reúne empresas e organizações do setor energético dos países membros, bem como membros associados e entidades relacionadas. Seu objetivo é promover e favorecer a integração do setor energético da região por meio da cooperação mútua entre seus associados. 
O Bracier é um dos comitês que integra a CIER. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que congrega as principais empresas e entidades do setor elétrico brasileiro interessadas na integração energética regional.

Imprensa de Itaipu / Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas