Dicas para economizar energia – Chuveiro elétrico


- Por: Reciel Rocha

Dicas para economizar energia – Chuveiro elétrico

Todo mundo gosta de economizar, pelo menos gosta de pagar pouco pelos serviços que usa. Mas, com o tempo acabamos por esquecer de nos policiar para não gastar tanto em nossas residências.
A partir de hoje, será inaugurada uma pequena série, que toda semana, dará dicas para você economizar energia na sua casa!
O chuveiro elétrico. Um dos grandes vilões da conta de energia elétrica. Quem não gosta de um banho quente? No entanto, devemos cuidar tanto do gasto de água e luz, quanto dos males que banhos demorados podem ocasionar.
Primeiramente, quanto mais tempo você fica no banho, mais gasta água e energia elétrica. Isso todos sabem. Tomar banhos muito quentes pode prejudicar a sua pele e também o seu couro cabeludo, levando a casos que vão desde irritações, ressecamento, aumento da caspa e até o escurecimento e endurecimento da pele.
Em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, o chuveiro pode pular de 18,5% do total da conta, no verão, para 39,8% no inverno. Evite também banhos nos horários de pico, entre 18h30 e 21h, pois o chuveiro consome mais nesse período.
Para ter melhor circulação da água, limpe com uma escovinha os orifícios do chuveiro, mas faça isso periodicamente e não só quando apenas algumas gotas estiverem caindo do aparelho.
Nunca reaproveite resistências ou remende os fios. Essas duas práticas aumentam (e muito!) o consumo de energia.
E agora que o friozinho está indo embora, você pode voltar o seu chuveiro para a posição de “verão”. Assim, o consumo será cerca de 30% menor do que na posição “inverno”.

Assessoria / Foto: Divulgação
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas