Desfile de aniversário de Foz deve contar com a participação de 40 entidades


- Por: Redação 1

Desfile de aniversário de Foz deve contar com a  participação de 40 entidades
Neste ano o desfile em homenagem a Foz contará com a participação de 29 escolas e CMEIs

Após dois anos de restrições, Foz do Iguaçu voltará a celebrar seu aniversário com o tradicional desfile cívico-militar. O evento, que ocorrerá em 10 de junho na Avenida Pedro Basso, já está sendo organizado e deve contar com a participação de pelo menos 40 entidades, entre escolas, instituições assistenciais e esportivas, forças armadas e policiais. 
A expectativa é de que em torno de duas mil pessoas participem diretamente da cerimônia, que deve contar ainda com um público de aproximadamente oito mil expectadores. Nesta edição, o desfile trará como tema “Foz do Iguaçu - 108 anos de beleza, turismo e acolhimento”, onde cada instituição poderá fazer sua homenagem ao município.
“Além das escolas que vão abordar a história de Foz do Iguaçu, seus atrativos turísticos e as diferentes etnias que vivem na cidade, estamos programando uma homenagem aos profissionais da saúde que atuaram durante a pandemia da covid-19”, contou o diretor de cerimonial, André Guedes. 
Bandas do Exército, Guarda Mirim e de fanfarras de unidades educacionais públicas e privadas de Foz e do Paraguai animarão o público, executando canções e hinos conhecidos. 
Atletas iguaçuenses que foram destaques em campeonatos estudantis, regionais e estaduais em 2021 desfilarão representando a Secretaria Municipal de Esportes, levando incentivo as crianças e jovens e propagando a importância do esporte na construção dos cidadãos. 
Nas próximas semanas deve ser divulgada a lista completa com o nome das entidades participantes, além da ordem de entrada de cada uma na avenida e logística de organização em campo. Como o projeto que tornava o aniversário de Foz ponto facultativo foi retirado da Câmara de Vereadores pela prefeitura, a data será neste ano feriado municipal. 
“Nós convidamos e fortalecemos a importância da participação da população. Leve seus filhos, sua família para avenida, venha prestigiar. Esse é um momento muito importante para a gente, onde fechamos um ciclo de pandemia para começar um novo ciclo. Este será o primeiro ato oficial de comunidade com o município de Foz do Iguaçu”, ressaltou Guedes. 

Escolas e CMEIs
Neste ano o desfile em homenagem a Foz contará com a participação de 29 instituições de ensino, sendo 18 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 11 escolas, que se somarão as demais unidades particulares da fronteira. Cada instituição está realizando a sua preparação com os alunos. 
As homenagens ao município englobarão referências aos pontos turísticos, as diferentes etnias que habitam a cidade, e história de fundação. Cada unidade de ensino receberá uma faixa com o nome da escola e outra com a frase e arte escolhidas por elas. 
“É um momento importante para nossas escolas e CMEIs, porque ficamos dois anos sem desfile e essa retomada já é muita aguardada pelas instituições e as famílias”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva.
Na data do desfile, antes de seguirem para a avenida com ônibus cedidos pela prefeitura, os alunos receberão lanches nas unidades de ensino. Durante o evento serão fornecidos copos com água para os estudantes e profissionais da educação. As famílias também poderão levar as crianças diretamente no local do evento. 

Da redação 
Foto: AMN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas