Descomplica compra UniAmérica e lança 18 novos cursos em Foz


- Por: Redação 1

Descomplica compra UniAmérica e lança 18 novos cursos em Foz
Autoridades prestigiaram formalização do novo empreendimento do ensino superior na fronteira 

O Centro Universitário UniAmérica, em Foz do Iguaçu, agora pertence ao grupo Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado do ensino superior. A assinatura da união foi formalizada na tarde de ontem (22) durante um evento que reuniu diversas autoridades da região. 
A UniAmérica já era cliente do Descomplica, usando a tecnologia em sua frente de educação à distância. O centro universitário atraiu a startup por conta de sua aprendizagem baseada em projetos, que levam a um índice de 97% de empregabilidade entre os alunos. As aulas presenciais serão mantidas na sede da instituição, mas os alunos também poderão escolher pelo aprendizado em casa. 
“A aquisição não foi motivada por aquisição de alunos e receitas, como se faz tradicionalmente no setor. Ficamos interessados na filosofia de ensino, e em todas as nossas aquisições olharemos para iniciativas que aumentem a renda para nossos alunos e não apenas forneçam um diploma”, explicou o presidente da Descomplica, Daniel Pedrino. 
A ideia central da empresa é reforçar as frentes de graduação e pós-graduação. A startup tem hoje dois mil alunos em seus cursos de graduação, em uma frente criada há menos de um ano. Já na pós-graduação a instituição tem mais histórico e concentra cerca de 55 mil acadêmicos. 
O Descomplica pretende revolucionar o ensino superior no Brasil e se tornar referência no segmento da educação digital. Além da compra da UniAmérica, nos próximos três anos, a empresa pretende investir mais um R$ 1 bilhão para ampliar a atuação no setor.
Os investimentos terão três linhas principais: conteúdo, tecnologia e operação. O Descomplica vai investir na contratação de professor e na produção dos seus vídeos; em software e experiência do usuário na plataforma de ensino online; e em funcionários para suportar a expansão da startup. 
“Os investimentos que faremos nos próximos anos, seja em aquisições, expansão orgânica, aquisição de talentos, eficiência operacional e oferta de novos cursos, vão multiplicar por dez a nossa participação no mercado universitário”, ressaltou Pedrino. 

Mais opções de graduação 
Com a união das instituições, além dos cursos presenciais já oferecidos pela UniAmérica, serão ofertados agora mais 22 opções de graduação. Quatro formações já vinham sendo mantidas pelo Descomplica e as 18 restantes foram anunciadas nesta terça-feira (22). 
As opções de formação oferecidas pela Descomplica são Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Gestão de Dados, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Computação em Nuvem, Jogos Digitais, Sistemas para Internet, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Sistema de Informação, Letras-Português, História e Matemática.
“Enxergamos no Descomplica o parceiro ideal para continuarmos o desenvolvimento de projeto de longo prazo da UniAmérica. Temos uma sinergia de valores que é muito importante, como acreditar na educação como força transformadora e na tecnologia digital como um grande caminho para o ensino superior”, disse Ryon Braga, Reitor da UniAmérica. 
Mesmo com todas as novidades, tanto o centro universitário UniAmérica, quanto a faculdade Descomplica continuarão com o mesmo corpo docente e com os atuais reitores. A decisão visa ser celebrada como uma união de conhecimentos e oportunidades. 

Conheça mais sobre o Descomplica 
Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação
Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento. Também no ano passado, a startup foi anunciada como uma das 100 Startups to Watch 2020
Menos de um ano após ter lançado a sua vertical de ensino superior, a Faculdade Descomplica, e apenas quatro meses depois anunciar a maior rodada de investimentos já recebida por uma EdTech da América Latina, de R$ 450 milhões, a empresa anunciou sua expansão com a aquisição da UniAmérica e já deixou claro que pretende crescer ainda mais. 
“Nossa expansão se dá na velocidade das transformações por que passa a educação. Já havia uma mudança significativa na correlação de forças nesse mercado, que foi acelerada pela pandemia, e o Descomplica está muito bem posicionado: somos referência em educação digital, oferecemos os cursos mais procurados e, agora, com a UniAmérica, ganhamos agilidade para expandir ainda mais a nossa atuação”, afirmou Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.

Da redação 
Fotos: divulgação 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas