Decoração de sala: fotos e dicas para o ambiente perfeito


- Por: Redação 2

Decoração de sala: fotos e dicas para o ambiente perfeito
(Foto: GETTY IMAGES)

A sala da casa é muitas vezes o primeiro local que as pessoas vêem quando entram em um lar, é onde as visitas mais ficam, onde os moradores passam boa parte do tempo livre. Por ser um cômodo importante, é também um ambiente que precisa de cuidado e atenção na hora de ser decorado e montado.

A sala precisa de personalidade, é onde os moradores podem deixar a criatividade falar mais alto e brincar com diversas cores, texturas e itens tanto funcionais quanto decorativos. As arquitetas Barbara Gomes e Giuliana Savioli trazem dicas e informações importantes para que a decoração  seja feita com maestria.

FOTO: REPRODUÇÃO / LISETTE VOUTE 

Inspirações

Independente do uso que é dado ao cômodo, uma sala decorada, organizada e limpa é essencial para que esse seja um ambiente harmonioso e prazeroso de se estar. Veja algumas inspirações para clarear as ideias na hora de escolher .

Alguns itens são essenciais quando se pensa na decoração. São peças indispensáveis tanto para a funcionalidade do ambiente, quanto para o conforto e beleza do espaço.

Eletricidade: a eletricidade deve ser muito bem planejada. Durante a fase da obra, deve ser levado em conta onde a televisão e os eletrônicos ficarão, assim como abajures e interruptores. Na hora de finalizar o ambiente, uma boa dica é esconder os cabos e fios atrás de móveis, painéis e canaletas, para que o espaço fique mais limpo e organizado.

  1. Circulação: é recomendado que o morador deixe pelo menos 50 cm de espaço para circulação e passagem no cômodo. É desagradável ter que empurrar um móvel ou ter que passar de lado entre as peças da sala para conseguir chegar em algum outro local.
  2. Disposição de móveis: prezando pelas passagens livres, aproveite as paredes para encostar sofás e racks, tomando cuidado para não deixar a parte de trás das mobílias à vista. Outro ponto importante é pensar nas aberturas de portas e janelas na hora de dispor os móveis na sala. Da mesma forma, também a é importante considerar principal função do ambiente: se for para assistir TV, volte os móveis para o ponto focal.
  3. Estilo de decoração: se forem bem feitos, todos os estilos de decoração de sala ficam bonitos, o importante aqui é saber qual mais combina com o morador. Se tiver medo de ousar, deve-se optar por algo mais simples e neutro. Nesse caso é bom escolher mobiliários atemporais e itens que não vão enjoar com o tempo. Uma dica importante é evitar misturar muitos estilos e sempre pensar no equilibro e na função do cômodo.
  4. Iluminação: a iluminação do ambiente é um dos itens que mais deve ser pensado, apesar de, muitas vezes, não ser uma das principais preocupações dos moradores. Um espaço bem iluminado dá sensação de amplitude, por isso a melhor opção é uma iluminação difusa, que ilumine o ambiente por inteiro. Porém, a iluminação dirigida também é indispensável: abajur, luminária, arandelas e demais acessórios são utilizados para iluminar partes específicas, como uma poltrona de leitura ou uma obra de arte para valorizar.
  5. Objetos decorativos: objetos decorativos são fundamentais para deixar a sala com personalidade e dão uma cara nova ao ambiente. Manter as bases neutras e brincar com cores nos em pontos focais, como almofadas, vasos e mantas é uma dica infalível para garantir uma boa decoração.
  6. Espelhos: agregar espelhos à decoração é um bom truque para ampliar ambientes pequenos. Pode-se usar vários, em tamanhos diferentes ou apenas um grande. As molduras dão um toque a mais de personalidade no ambiente.
  7. Quadros: quadros e obras de arte são objetos essenciais na decoração de uma sala e valorizar essas peças com uma iluminação correta faz toda a diferença.

FOTO: REPRODUÇÃO / SALT INTERIORS 

Estilos de decoração

Decoração pode ser vista como uma questão de gosto, porém é importante planejar tudo para que o projeto da sala não seja uma mistura de muitas linhas decorativas, tornando-a desagradável. É necessário definir um estilo para o ambiente, assim a escolha do  móveis e objetos fica mais fácil e assertiva. É preciso ter em mente que existem diferentes estilos de decoração disponíveis, e escolher o que mais combina com a personalidade do morador faz com que a sala seja um ambiente acolhedor.

FOTO: REPRODUÇÃO / 2 FORM ARCHITECTURE 

Fonte: Tuacasa.com

 

 

 

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas