Curso de Cinema e Audiovisual da UNILA comemora 10 anos de atividades


- Por: Redação 1

Curso de Cinema e Audiovisual da UNILA comemora 10 anos de atividades

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) completa, em 2022, os seus 10 anos de atividades. A programação de comemoração se estenderá ao longo do mês de maio, com a II SECCA - Semana de Exibição do Curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, evento que será retomado após 7 anos desde sua primeira edição.
As exibições acontecem de maneira remota, iniciando nesta quarta-feira  (11), e segue até o dia  25 de maio e conta com 26 filmes de diversos países da América Latina, com acesso livre e gratuito.
Dividido em três mostras, a II SECCA traz o foco para a potencialidade das produções estudantis da região, apresentando novos realizadores e promovendo a integração entre realizadores audiovisuais ao longo de todo o território, tanto por meio da aproximação de diferentes formas de linguagem, quanto pela identificação de temas latentes no cinema universitário.
A primeira mostra foi nomeada Araçari-letrado, em referência à menor espécie de Tucano que, apesar de sua pequenez, tem extrema beleza. Ela concentra as obras produzidas por estudantes espalhados por diversos estados brasileiros e países latino-americanos, em sua maioria curta-metragens. A segunda, em homenagem ao pássaro altruísta que além de cuidar de seus filhotes, tem instinto protetor e mediador perante outros filhotes de aves, o Tico-tico, está voltada para produções de docentes, os quais servem como guias para a caminhada acadêmica e profissional dos alunos. Por fim, a terceira mostra, nomeada como Iriburubixá, em homenagem a um pássaro que pode ser considerado fraco, porém que alcança voos muito altos, contará com filmes que marcaram o início da carreira de Maya Da-Rin e Fábio Meira como realizadores.
A graduação em Cinema e Audiovisual na UNILA foi criada em 2012, dois anos após a fundação da Universidade, em 2010. No seu quarto ano de atividade ocorria a primeira SECCA, há 7 anos, porém o evento não teve continuidade. Com o aniversário de 10 anos o projeto foi retomado em sua segunda edição, com produção encabeçada pelos estudantes, e pretende seguir com novas edições anualmente.
Para acompanhar a II SECCA - Semana de Exibição do Curso de Cinema e Audiovisual basta acessar o endereço https://www.seccaunila.art/

Assessoria

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas