Conselho aprova plano inicial para executar obras do campus da Unila


- Por: Reciel Rocha

Conselho aprova plano inicial para executar obras do campus da Unila

O Conselho Universitário (Consun) aprovou pela primeira vez,  o plano inicial de edificações para construção do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu. Nesta etapa, caso ocorra desbloqueio de orçamento, serão construídas duas edificações, projeto que será tratado como prioridade. Em julho, Unila, Ministério da Educação (MEC) e Itaipu discutiram alternativas para as obras do campus Niemeyer, que foram paralisadas em 2014.
O plano aprovado pelo Consun é uma diretriz de como as obras devem ser realizadas, dependendo da liberação de verbas pelo MEC. Na prática, é a primeira diretriz com vistas a subsidiar as atividades finalísticas da Universidade, desde a paralisação do campus Niemeyer. "Trata-se do passo inicial para a independência infraestrutural da Unila, que, hoje, consome grande parte de seu orçamento com custeio de aluguéis", ressalta a instituição.
Na reunião do Conselho, o documento foi aprovado por unanimidade pelos novos membros. O projeto fará parte do plano diretor da Universidade que, futuramente, também será discutido pelos conselheiros. A resolução aprova a construção de prédios próprios da Unila, a serem edificados em terreno localizado na avenida Tancredo Neves, onde já está em fase de conclusão o alojamento estudantil.
O plano inicial de edificações prevê uma economia com custos de locação, assim como o atendimento às atividades finalísticas, com a construção das primeiras salas de aula da Universidade. Constam no plano duas edificações: um prédio multiuso, composto por dois blocos e um prédio de almoxarifado e arquivo. 

Ronildo Pimentel
Foto: Unila

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas